Cursinho Prepara Trans
possibilidade de articulação entre gênero e educação popular
DOI:
https://doi.org/10.14393/rep-v17n32018-rel01Palabras clave:
Educação popular, LGBT, gênero, transexualidade, ações afirmativasResumen
A partir da experiência vivida no projeto denominado "Cursinho Prepara Trans", este texto tem como objetivo discutir a questão da diversidade sexual e de gênero no âmbito da educação popular. O projeto tem como objetivo preparar transexuais, travestis, lésbicas, bissexuais e gays (LGBT) para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA), Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e outros vestibulares. Com a experiência vivenciada em tal projeto foi possível discutir como, na prática popular, se faz necessário ter como norte as questões da diversidade e do preconceito além da conscientização e da transformação da realidade. Discutem-se, aqui, as perspectivas do diálogo, bem como da educação antirracista e da pedagogia feminista. Conclui-se que a inclusão e permanência de LGBT nos espaços educativos formais e informais se torna fundamental nos mais variados espaços.
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