Entre as grades

diálogos entre a educação popular e a promoção da alimentação saudável com adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa

Autores/as

  • Tamiris Pereira Rizzo Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Alexandre Brasil Carvalho da Fonseca Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.14393/rep-v17n22018-art09

Palabras clave:

Educação em Saúde, Medida Socioeducativa, Apoio Social, Educação Alimentar e Nutricional

Resumen

Este artigo objetiva relatar e analisar, à luz de uma disciplina extensionista do curso de Nutrição da Universidade Federal do Rio de Janeiro realizada em parceria com uma unidade de acolhimento para adolescentes em regime de semiliberdade, a utilização do referencial da educação popular nas práticas educativas em alimentação, nutrição e saúde. Por meio da sistematização e análise de experiências, verificou-se a potência da educação popular como eixo teórico-metodológico orientador para a ação interdisciplinar em saúde, possibilitando atividades educativas centradas no cuidado integral, na promoção da alimentação saudável e no fortalecimento do apoio social para jovens negros em contextos de violência e exclusão. Sugere-se a ampliação dos cenários de prática, buscando propiciar o reconhecimento e o enfrentamento dos determinantes sociais da saúde durante a formação de nutricionistas. Tal aproximação pode favorecer a percepção e a valorização dos domínios da alimentação, cultura e sociedade em prol de uma formação crítica e holística.

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Biografía del autor/a

Tamiris Pereira Rizzo, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Nutricionista (UNIFESP,2011), Mestre em Saúde Coletiva (UNIFESP,2014). Atuou como professora substituta no curso de Nutrição da UFRJ-Macaé (2016-2017). Docente do Núcelo de Estudos Afro-Brasileiros (NEAB-Macaé). Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação e Ciências da Saúde (NUTES/UFRJ)

Alexandre Brasil Carvalho da Fonseca, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Cientista Social (UFRJ, 1994), Doutor em Sociologia (USP, 2002), Pós-doutor em Antropologia da Alimentação (Universidade de Barcelona, 2009). Professor
associado no Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde (NUTES,UFRJ)

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Publicado

2018-10-03

Cómo citar

RIZZO, T. P.; FONSECA, A. B. C. da. Entre as grades: diálogos entre a educação popular e a promoção da alimentação saudável com adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 17, n. 2, p. 113–130, 2018. DOI: 10.14393/rep-v17n22018-art09. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/41826. Acesso em: 22 nov. 2024.