Memória imaterial

arquivo ilustrativo de histórias e tradições da cultura ítalo-brasileira, mediante a memória de velhos

Autores/as

  • Aryana Lucia Rech Universidade Comunitária da Região de Chapecó
  • Leonel Piovezana Universidade Comunitária da Região de Chapecó http://orcid.org/0000-0001-8577-319X
  • Edivaldo José Bortoleto Universidade Comunitária da Região de Chapecó

DOI:

https://doi.org/10.14393/rep-v17n22018-art12

Palabras clave:

Memórias de Velhos, Grupos, Ilustração

Resumen

Este estudo parte dos conceitos de "memória" para Pollak, Halbwachs e Bosi e de "grupos étnicos" de Barth para a análise e ilustração da cultura ítalo-brasileira através de fragmentos da memória de velhos, coletados em entrevistas diretas e indiretas. O objetivo se justifica no resultado obtido pela análise de grupos étnicos, com enfoque maior nos ítalo-brasileiros em suas territorialidades, com a colonização do oeste catarinense. Na sequência, temos um aprofundamento da memória "Kofa ag", em que encontraremos uma ponte entre o conhecimento científico e as lembranças dos quatro entrevistados, com ilustrações que dão vida às experiências dos narradores, ampliando e enriquecendo a memória imaterial, patrimônio da região.

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Biografía del autor/a

Aryana Lucia Rech, Universidade Comunitária da Região de Chapecó

Mestranda em Educação na Universidade Comunitária da Região de Chapecó, Santa Catarina, Brasil, bolsista Capes.

Leonel Piovezana, Universidade Comunitária da Região de Chapecó

Doutor em Desenvolvimento Regional pela Universidade de Santa Cruz do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil; professor titular da Universidade Comunitária da Região de Chapecó, Santa Catarina, Brasil.

Edivaldo José Bortoleto, Universidade Comunitária da Região de Chapecó

Doutor em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba, São Paulo, Brasil; professor na Universidade Comunitária da Região de Chapecó, Santa Catarina, Brasil.

Citas

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Publicado

2018-10-03

Cómo citar

RECH, A. L.; PIOVEZANA, L.; BORTOLETO, E. J. Memória imaterial : arquivo ilustrativo de histórias e tradições da cultura ítalo-brasileira, mediante a memória de velhos. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 17, n. 2, p. 163–179, 2018. DOI: 10.14393/rep-v17n22018-art12. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/41699. Acesso em: 25 nov. 2024.