Contribuições da educação popular à pedagogia social

por uma educação emancipatória na Amazônia

Autores/as

  • João Colares da Mota Neto Universidade do Estado do Pará
  • Ivanilde Apoluceno de Oliveira Universidade do Estado do Pará

DOI:

https://doi.org/10.14393/rep-v16n32017-art02

Palabras clave:

Pedagogia Social, Educação Popular, NEP/UEPA

Resumen

Neste artigo objetiva-se debater o significado de pedagogia social, a partir do aporte político-pedagógico e epistemológico da educação popular, bem como refletir sobre os desafios da construção de uma pedagogia social emancipatória na Amazônia, tendo como foco de análise a prática educacional do Núcleo de Educação Popular Paulo Freire (NEP), da Universidade do Estado do Pará (UEPA), com jovens, adultos e idosos. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, com leituras sobre marcos teóricos da pedagogia social e da educação popular, além de estudos realizados sobre as práticas educacionais do NEP/UEPA.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

João Colares da Mota Neto, Universidade do Estado do Pará

Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação e da Licenciatura em Pedagogia da Universidade do Estado do Pará, onde também atua como pesquisador e pedagogo do Núcleo de Educação Popular Paulo Freire. Doutor em Educação pela Universidade Federal do Pará, tendo realizado Doutorado Sanduíche na Universidad Pedagógica Nacional de Colombia. Mestre em Educação e Licenciado em Pedagogia pela UEPA. Coordenador adjunto da Cátedra Paulo Freire da Amazônia e integrante da coordenação colegiada do Conselho de Educação Popular da América Latina e do Caribe (CEAAL)

Ivanilde Apoluceno de Oliveira, Universidade do Estado do Pará

Professora Titular, pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação e Coordenadora do Núcleo de Educação Popular Paulo Freire

Citas

APPLE, M. W. Paulo Freire: critical pedagogy and the tasks of the critical scholar/activist. Revista e-curriculum, São Paulo, v. 7, n. 3, p. 1-21, dez. 2011. Disponível em: <http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=76622318004>. Acesso em: 11 dez. 2016.

ARROYO, M. A escola e o movimento social: relativizando a escola. ANDE, São Paulo, n. 12, ano 6, p. 16-21, 1989.

BOGO, A. O pedagogo da esperança e da liberdade. In: BOGO, A. et al. Paulo Freire vive! Hoje, dez anos depois... Brasília/DF: Câmara dos Deputados, 2007.

BRANDÃO, C. R. A educação popular na escola cidadã. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002. 455 p.

______. Os caminhos cruzados: formas de pensar e realizar a educação na América Latina. In: GADOTTI, M.; TORRES, C. A. (Orgs.). Educação popular: utopia latino-americana. São Paulo: Cortez; EDUSP, 1994. p. 23-49.

CALDART, R. S. Por uma educação do campo: traços de uma identidade em construção. In: KOLLING, E. J.; CERIOLI, P. R.; CALDART, R. S. (Orgs.). Educação do campo: identidade e políticas públicas. Brasília: Articulação Nacional por uma Educação Básica do Campo, 2002. p. 25-36.

CARRILLO, A. T. La educación popular: trayectoria y actualidad. 2. ed. Bogotá: Editorial El Búho, 2012. 168 p.

CASTRO, C. L. F. de et al. O NEP nas comunidades hospitalares: construindo uma prática socioeducativa com jovens e adultos em tratamento médico e seus acompanhantes. In: OLIVEIRA, I. A. de (Org.). Caderno de atividades pedagógicas em educação popular: relatos de pesquisas e experiências dos grupos de estudos e trabalhos. Belém: EDUEPA, 2009. p. 79-91.

DUSSEL, E. Filosofía de la liberación. México: FCE, 2011. 234 p.

FREIRE, P. Pedagogia da tolerância. In: FREIRE, A. M. de A. (Org.). São Paulo: UNESP, 2004. 400 p.

______. Cartas a Cristina: reflexões sobre minha vida e minha práxis. 2. ed. São Paulo: UNESP, 2003. 416 p.

______. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1997. 144 p.

______. Pedagogia do oprimido. 12. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983. 253 p.

______. Pedagogia dos sonhos possíveis. São Paulo: UNESP, 2001. 400 p.

______. Paulo Freire e educadores de rua: uma abordagem crítica. Bogotá: UNICEF, 1989. 23 p.

GRACIANI, M. S. S. Pedagogia social. São Paulo: Cortez, 2014. 208 p.

HURTADO, C. N. Educación popular: una mirada de conjunto. Decisio, México, enero-abril, 2005, p. 3-14. Disponível em: <http://www.infodf.org.mx/escuela/curso_capacitadores/educacion_popular/decisio10_saber1.pdf>. Acesso em: 10 jan. 2017.

JARA, O. El reto de teorizar sobre la práctica para transformarla. In: GADOTTI, M.; TORRES, C. A. (Orgs.). Educação popular: utopia latino-americana. São Paulo: Cortez; EDUSP, 1994. p. 89-110.

JAPIASSU, H. Introdução ao pensamento epistemológico. 4. ed. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1986. 199 p.

LIMA, A. R. S. de. Cartografia de saberes nas práticas educativas cotidianas do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra – MST na Amazônia paraense. 2007. 245 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade do Estado do Pará, Belém, 2007.

LIMA, A. R. S. de et al. Diálogo, conscientização e autonomia no processo pedagógico de inclusão social. In: OLIVEIRA, I. A. de (Org.). Caderno de atividades pedagógicas em educação popular: pesquisas e práticas educativas de inclusão social. Belém: NEP-CCSE-UEPA, 2004. p. 47-63.

MEJÍA, M. R. Aprofundar na educação popular para construir uma globalização desde o Sul. In: UNESCO. Educação popular na América Latina: diálogos e perspectivas. Brasília: UNESCO, MEC, CEAAL, 2005. p. 205-212

______. La educación popular: una construcción colectiva desde el sur y desde abajo. In: STRECK, D.; ESTEBAN, M. T. (Orgs.). Educação popular: lugar de construção social coletiva. Petrópolis: Vozes, 2013. p. 369-398.

MOTA NETO, J. C. da. A educação no cotidiano do terreiro: saberes e práticas culturais do Tambor de Mina na Amazônia. 2008. 193 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade do Estado do Pará, Belém, 2008.

OLIVEIRA, D. dos S. E-du-ca-ção-po-pu-lar-Frei-re-a-na. In: OLIVEIRA, I. A. de (Org.). Caderno de atividades pedagógicas em educação popular: relatos de pesquisas e experiências dos Grupos de Estudos e Trabalhos. Belém: EDUEPA, 2009. p. 59-64.

OLIVEIRA, I. A. de. Filosofia da educação: reflexões e debates. 2. ed. Belém: UNAMA, 2003. 216 p.

OLIVEIRA, I. A. de; COSTA, L. B. da. A afetividade na prática alfabetizadora de jovens e adultos. In: OLIVEIRA, I. A. de (Org.). Caderno de Atividades Pedagógicas em Educação Popular: pesquisas e práticas educativas de inclusão social. Belém: NEP-CCSE-UEPA, 2004. p. 79-85.

OLIVEIRA, I. A. de; MOTA NETO, J. C. da. Saberes da terra, da mata e das águas, saberes culturais e educação. In: OLIVEIRA, I. A. de (Org.) Cartografias ribeirinhas: saberes e representações sobre práticas sociais cotidianas de alfabetizandos amazônidas. 2. ed. Belém: EDUEPA, 2008. p. 63-79.

______. Saberes educacionais de alfabetizandos de comunidades rurais-ribeirinhas: construindo uma pedagogia social. In: SEMINÁRIO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM EDUCAÇÃO, 1., 2004, Belém. Anais... CCSE-UEPA, 2004. p. 1-10.

OLIVEIRA, K. C. et al. Educação em ambiente hospitalar: a complexidade vida-morte. In: OLIVEIRA, I. A. de (Org.). Caderno de atividades pedagógicas em educação popular: pesquisas e práticas educativas de inclusão social. Belém: NEP-CCSE-UEPA, 2004. p. 45-60.

OLIVEIRA, W. F. de. Educação social de rua: bases históricas, políticas e pedagógicas. História, Ciências, Saúde – Manguinhos [online], Rio de Janeiro, v. 14, n. 1, p. 135-158, jan./mar. 2007. doi: http://dx.doi.org/10.1590/S0104-59702007000100007.

PAULA, E. M. A. T. de. Pedagogia hospitalar na pedagogia social: reflexões teóricas. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA SOCIAL, 3., 2010, São Paulo. Anais... Disponível em: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000092010000100008&lng=en&nrm=abn>. Acesso em: 11 dez. 2016.

PEREIRA, A. A educação-pedagogia no cárcere, no contexto da pedagogia social: definições conceituais e epistemológicas. Rev. Educ. Popular, Uberlândia, v. 10, p. 38-55, jan./dez. 2011.

PORTO-GONÇALVES, C. W. Apresentação da edição em português. In: LANDER, E. (Org.). A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. Perspectivas latino-americanas. Buenos Aires: CLACSO, 2005. p. 21-53.

ROSSI , A. et al. Ação educativa com jovens e adultos na comunidade hospitalar. In: OLIVEIRA, I. A. de; XAVIER, M. B. (Orgs.). Palavra-ação em educação de jovens e adultos. Belém: CCSE-UEPA, 2002. p. 29-38

SILVA, A. M. et al. Memória viva: prática pedagógica popular com pessoas idosas. In: OLIVEIRA, I. A. de (Org.). Caderno de atividades pedagógicas em educação popular: relatos de pesquisas e experiências dos Grupos de Estudos e Trabalhos. Belém: EDUEPA, 2009. p. 65-78.

Publicado

2018-01-09

Cómo citar

MOTA NETO, J. C. da; OLIVEIRA, I. A. de. Contribuições da educação popular à pedagogia social: por uma educação emancipatória na Amazônia. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 16, n. 3, p. 21–35, 2018. DOI: 10.14393/rep-v16n32017-art02. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/38694. Acesso em: 25 nov. 2024.