Contribuições da educação popular à pedagogia social

por uma educação emancipatória na Amazônia

Authors

  • João Colares da Mota Neto Universidade do Estado do Pará
  • Ivanilde Apoluceno de Oliveira Universidade do Estado do Pará

DOI:

https://doi.org/10.14393/rep-v16n32017-art02

Keywords:

Social Pedagogy, Popular Education, NEP/UEPA

Abstract

This article aims to discuss the meaning of social pedagogy, based on the political-pedagogical and epistemological contribution of popular education, as well as to reflect on the challenges of building an emancipatory social pedagogy in the Amazon region, focusing on the educational practice of the Núcleo de Educação Popular Paulo Freire, from the State University of Pará, with youth, adults and elderly people. It is a bibliographical research, with readings on theoretical frameworks of social pedagogy and popular education, as well as studies on the educational practices of NEP/UEPA.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

João Colares da Mota Neto, Universidade do Estado do Pará

Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação e da Licenciatura em Pedagogia da Universidade do Estado do Pará, onde também atua como pesquisador e pedagogo do Núcleo de Educação Popular Paulo Freire. Doutor em Educação pela Universidade Federal do Pará, tendo realizado Doutorado Sanduíche na Universidad Pedagógica Nacional de Colombia. Mestre em Educação e Licenciado em Pedagogia pela UEPA. Coordenador adjunto da Cátedra Paulo Freire da Amazônia e integrante da coordenação colegiada do Conselho de Educação Popular da América Latina e do Caribe (CEAAL)

Ivanilde Apoluceno de Oliveira, Universidade do Estado do Pará

Professora Titular, pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação e Coordenadora do Núcleo de Educação Popular Paulo Freire

References

APPLE, M. W. Paulo Freire: critical pedagogy and the tasks of the critical scholar/activist. Revista e-curriculum, São Paulo, v. 7, n. 3, p. 1-21, dez. 2011. Disponível em: <http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=76622318004>. Acesso em: 11 dez. 2016.

ARROYO, M. A escola e o movimento social: relativizando a escola. ANDE, São Paulo, n. 12, ano 6, p. 16-21, 1989.

BOGO, A. O pedagogo da esperança e da liberdade. In: BOGO, A. et al. Paulo Freire vive! Hoje, dez anos depois... Brasília/DF: Câmara dos Deputados, 2007.

BRANDÃO, C. R. A educação popular na escola cidadã. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002. 455 p.

______. Os caminhos cruzados: formas de pensar e realizar a educação na América Latina. In: GADOTTI, M.; TORRES, C. A. (Orgs.). Educação popular: utopia latino-americana. São Paulo: Cortez; EDUSP, 1994. p. 23-49.

CALDART, R. S. Por uma educação do campo: traços de uma identidade em construção. In: KOLLING, E. J.; CERIOLI, P. R.; CALDART, R. S. (Orgs.). Educação do campo: identidade e políticas públicas. Brasília: Articulação Nacional por uma Educação Básica do Campo, 2002. p. 25-36.

CARRILLO, A. T. La educación popular: trayectoria y actualidad. 2. ed. Bogotá: Editorial El Búho, 2012. 168 p.

CASTRO, C. L. F. de et al. O NEP nas comunidades hospitalares: construindo uma prática socioeducativa com jovens e adultos em tratamento médico e seus acompanhantes. In: OLIVEIRA, I. A. de (Org.). Caderno de atividades pedagógicas em educação popular: relatos de pesquisas e experiências dos grupos de estudos e trabalhos. Belém: EDUEPA, 2009. p. 79-91.

DUSSEL, E. Filosofía de la liberación. México: FCE, 2011. 234 p.

FREIRE, P. Pedagogia da tolerância. In: FREIRE, A. M. de A. (Org.). São Paulo: UNESP, 2004. 400 p.

______. Cartas a Cristina: reflexões sobre minha vida e minha práxis. 2. ed. São Paulo: UNESP, 2003. 416 p.

______. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1997. 144 p.

______. Pedagogia do oprimido. 12. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983. 253 p.

______. Pedagogia dos sonhos possíveis. São Paulo: UNESP, 2001. 400 p.

______. Paulo Freire e educadores de rua: uma abordagem crítica. Bogotá: UNICEF, 1989. 23 p.

GRACIANI, M. S. S. Pedagogia social. São Paulo: Cortez, 2014. 208 p.

HURTADO, C. N. Educación popular: una mirada de conjunto. Decisio, México, enero-abril, 2005, p. 3-14. Disponível em: <http://www.infodf.org.mx/escuela/curso_capacitadores/educacion_popular/decisio10_saber1.pdf>. Acesso em: 10 jan. 2017.

JARA, O. El reto de teorizar sobre la práctica para transformarla. In: GADOTTI, M.; TORRES, C. A. (Orgs.). Educação popular: utopia latino-americana. São Paulo: Cortez; EDUSP, 1994. p. 89-110.

JAPIASSU, H. Introdução ao pensamento epistemológico. 4. ed. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1986. 199 p.

LIMA, A. R. S. de. Cartografia de saberes nas práticas educativas cotidianas do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra – MST na Amazônia paraense. 2007. 245 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade do Estado do Pará, Belém, 2007.

LIMA, A. R. S. de et al. Diálogo, conscientização e autonomia no processo pedagógico de inclusão social. In: OLIVEIRA, I. A. de (Org.). Caderno de atividades pedagógicas em educação popular: pesquisas e práticas educativas de inclusão social. Belém: NEP-CCSE-UEPA, 2004. p. 47-63.

MEJÍA, M. R. Aprofundar na educação popular para construir uma globalização desde o Sul. In: UNESCO. Educação popular na América Latina: diálogos e perspectivas. Brasília: UNESCO, MEC, CEAAL, 2005. p. 205-212

______. La educación popular: una construcción colectiva desde el sur y desde abajo. In: STRECK, D.; ESTEBAN, M. T. (Orgs.). Educação popular: lugar de construção social coletiva. Petrópolis: Vozes, 2013. p. 369-398.

MOTA NETO, J. C. da. A educação no cotidiano do terreiro: saberes e práticas culturais do Tambor de Mina na Amazônia. 2008. 193 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade do Estado do Pará, Belém, 2008.

OLIVEIRA, D. dos S. E-du-ca-ção-po-pu-lar-Frei-re-a-na. In: OLIVEIRA, I. A. de (Org.). Caderno de atividades pedagógicas em educação popular: relatos de pesquisas e experiências dos Grupos de Estudos e Trabalhos. Belém: EDUEPA, 2009. p. 59-64.

OLIVEIRA, I. A. de. Filosofia da educação: reflexões e debates. 2. ed. Belém: UNAMA, 2003. 216 p.

OLIVEIRA, I. A. de; COSTA, L. B. da. A afetividade na prática alfabetizadora de jovens e adultos. In: OLIVEIRA, I. A. de (Org.). Caderno de Atividades Pedagógicas em Educação Popular: pesquisas e práticas educativas de inclusão social. Belém: NEP-CCSE-UEPA, 2004. p. 79-85.

OLIVEIRA, I. A. de; MOTA NETO, J. C. da. Saberes da terra, da mata e das águas, saberes culturais e educação. In: OLIVEIRA, I. A. de (Org.) Cartografias ribeirinhas: saberes e representações sobre práticas sociais cotidianas de alfabetizandos amazônidas. 2. ed. Belém: EDUEPA, 2008. p. 63-79.

______. Saberes educacionais de alfabetizandos de comunidades rurais-ribeirinhas: construindo uma pedagogia social. In: SEMINÁRIO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM EDUCAÇÃO, 1., 2004, Belém. Anais... CCSE-UEPA, 2004. p. 1-10.

OLIVEIRA, K. C. et al. Educação em ambiente hospitalar: a complexidade vida-morte. In: OLIVEIRA, I. A. de (Org.). Caderno de atividades pedagógicas em educação popular: pesquisas e práticas educativas de inclusão social. Belém: NEP-CCSE-UEPA, 2004. p. 45-60.

OLIVEIRA, W. F. de. Educação social de rua: bases históricas, políticas e pedagógicas. História, Ciências, Saúde – Manguinhos [online], Rio de Janeiro, v. 14, n. 1, p. 135-158, jan./mar. 2007. doi: http://dx.doi.org/10.1590/S0104-59702007000100007.

PAULA, E. M. A. T. de. Pedagogia hospitalar na pedagogia social: reflexões teóricas. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA SOCIAL, 3., 2010, São Paulo. Anais... Disponível em: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000092010000100008&lng=en&nrm=abn>. Acesso em: 11 dez. 2016.

PEREIRA, A. A educação-pedagogia no cárcere, no contexto da pedagogia social: definições conceituais e epistemológicas. Rev. Educ. Popular, Uberlândia, v. 10, p. 38-55, jan./dez. 2011.

PORTO-GONÇALVES, C. W. Apresentação da edição em português. In: LANDER, E. (Org.). A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. Perspectivas latino-americanas. Buenos Aires: CLACSO, 2005. p. 21-53.

ROSSI , A. et al. Ação educativa com jovens e adultos na comunidade hospitalar. In: OLIVEIRA, I. A. de; XAVIER, M. B. (Orgs.). Palavra-ação em educação de jovens e adultos. Belém: CCSE-UEPA, 2002. p. 29-38

SILVA, A. M. et al. Memória viva: prática pedagógica popular com pessoas idosas. In: OLIVEIRA, I. A. de (Org.). Caderno de atividades pedagógicas em educação popular: relatos de pesquisas e experiências dos Grupos de Estudos e Trabalhos. Belém: EDUEPA, 2009. p. 65-78.

Published

2018-01-09

How to Cite

MOTA NETO, J. C. da; OLIVEIRA, I. A. de. Contribuições da educação popular à pedagogia social: por uma educação emancipatória na Amazônia. Revista de Educação Popular , Uberlândia, v. 16, n. 3, p. 21–35, 2018. DOI: 10.14393/rep-v16n32017-art02. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/38694. Acesso em: 22 nov. 2024.