Ações Formativas Integradas (AFIN)
resultados e desafios do curso preparatório para ingresso no ensino superior na Universidade Federal de Uberlândia
DOI:
https://doi.org/10.14393/rep-v16n32017-art08Palabras clave:
Ações Formativas, Democratização, Cursinho Popular, Ensino MédioResumen
O Programa Ações Formativas Integradas (AFIN) se insere em um contexto formativo extensionista e tem como objetivos apoiar e auxiliar o ingresso no ensino superior de estudantes do ensino médio em situação de vulnerabilidade econômica e contribuir para a formação do discente dos cursos de licenciatura da Universidade Federal de Uberlândia por meio de práticas docentes. O programa possui características de um cursinho popular e iniciou suas atividades, no segundo semestre de 2015, com 115 estudantes, e a sua continuidade, no ano de 2016, expandiu para 367 estudantes, obtendo resultados significativos, tanto em relação ao ingresso de estudantes no ensino superior, quanto na formação dos acadêmicos. Este texto tem como objetivo descrever os resultados do AFIN e analisá-los considerando outras iniciativas similares e referenciais de educação popular. A análise aqui presente traz elementos dessa contribuição, como também aponta possibilidade de aprimoramento da ação com vistas ao cumprimento de seu objetivo.
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