Ações Formativas Integradas (AFIN)

resultados e desafios do curso preparatório para ingresso no ensino superior na Universidade Federal de Uberlândia

Autores/as

  • Adevailton Bernardo dos Santos Universidade Federal de Uberlândia
  • Gláucia Carvalho Gomes Universidade Federal de Uberlândia
  • Sirlei Aparecida Martins Ferreira Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.14393/rep-v16n32017-art08

Palabras clave:

Ações Formativas, Democratização, Cursinho Popular, Ensino Médio

Resumen

O Programa Ações Formativas Integradas (AFIN) se insere em um contexto formativo extensionista e tem como objetivos apoiar e auxiliar o ingresso no ensino superior de estudantes do ensino médio em situação de vulnerabilidade econômica e contribuir para a formação do discente dos cursos de licenciatura da Universidade Federal de Uberlândia por meio de práticas docentes. O programa possui características de um cursinho popular e iniciou suas atividades, no segundo semestre de 2015, com 115 estudantes, e a sua continuidade, no ano de 2016, expandiu para 367 estudantes, obtendo resultados significativos, tanto em relação ao ingresso de estudantes no ensino superior, quanto na formação dos acadêmicos. Este texto tem como objetivo descrever os resultados do AFIN e analisá-los considerando outras iniciativas similares e referenciais de educação popular. A análise aqui presente traz elementos dessa contribuição, como também aponta possibilidade de aprimoramento da ação com vistas ao cumprimento de seu objetivo.

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Biografía del autor/a

Adevailton Bernardo dos Santos, Universidade Federal de Uberlândia

Docente do Instituto de Física da Univerisdade Federal de Uberlândia, doutor em física aplicada a medicina e biologia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.

Gláucia Carvalho Gomes, Universidade Federal de Uberlândia

Doutora em Geografia pela Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil. Professora Adjunta da Universidade Federal De Uberlândia, Minas Gerais, Brasil.

Sirlei Aparecida Martins Ferreira, Universidade Federal de Uberlândia

Gerente da Divisão de Apoio a Projetos de Extensão da Pró-reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal de Uberlândia.

 

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Publicado

2018-01-09

Cómo citar

SANTOS, A. B. dos; GOMES, G. C.; FERREIRA, S. A. M. Ações Formativas Integradas (AFIN): resultados e desafios do curso preparatório para ingresso no ensino superior na Universidade Federal de Uberlândia. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 16, n. 3, p. 122–138, 2018. DOI: 10.14393/rep-v16n32017-art08. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/38047. Acesso em: 13 nov. 2024.