O curso de Pedagogia e a atuação na classe hospitalar

Os caminhos da formação pelo olhar de graduandos

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/ree-v16n12017_art10

Palabras clave:

Formação de professores, Classe Hospitalar, Educação Especial

Resumen

Este artigo versa sobre uma pesquisa cujo objetivo foi identificar se o graduando em Pedagogia reconhece em sua formação a possibilidade de atuação na classe hospitalar, serviço pedagógico-educacional da educação especial. Participaram da pesquisa 24 acadêmicos de uma universidade pública do interior de São Paulo que responderam a um questionário, instrumento que promoveu a descrição sobre a percepção que esses alunos têm sobre sua formação inicial para atuar em classe hospitalar. As respostas dos questionários foram submetidas à análise de dados segundo a metodologia de investigação fenomenológica. A discussão dos resultados revelou que os cursos de Pedagogia não têm o espaço hospitalar como foco na formação inicial, embora ofereçam condições para o pensar pedagógico em qualquer espaço educacional. Verificou-se, ainda, que formar-se pedagogo e perceber-se com condições de atuar em classe hospitalar parece ser um aprendizado que vai muito além dos ensinamentos adquiridos na graduação. Assim, os conhecimentos multidisciplinares requeridos para atuação pedagógica em ambiente hospitalar podem ser buscados, quando necessário, em formação continuada.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Lúcia Maria Santos Tinós, Universidade de São Paulo

Doutora em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos, São Paulo; educadora na Faculdade
de Filosofia, Ciência e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.

Sheila Maria Mazer Gonçalves, Universidade de São Paulo

Doutora em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos; educadora na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo

Citas

ASSIS, W. Classe hospitalar: um olhar pedagógico singular. São Paulo: Phorte, 2009.

BARROS, A. S. S.; SANTOS, R. M. Percepções dos professores de educação especial acerca das crianças e adolescentes hospitalizados. CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCA

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica. Resolução CNE/CBE nº 17, de 3 jul. 2001. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 17 ago. 2001. Seção 1, p. 46.

_____. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei n.º 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF: 1996.

_____. Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente, e dá outras providências. Brasília, DF: 1990.

_____. Ministério da Educação. Classe hospitalar e atendimento pedagógico domiciliar: estratégias e orientações. Brasília: MEC/SEESP, 2002.

_____. Ministério da Justiça. Direitos da Criança e do Adolescente Hospitalizados. Resolução nº 41, de 13 de outubro de 1995 do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente - CONANDA. Brasília, DF: 1995.

CALEGARI, A. M. As interrelações entre educação e saúde: implicações do trabalho pedagógico no contexto hospitalar. 2003. 141f. Dissertação (Mestrado em Educação)

GONZÁLEZ, E; GONZÁLEZ, C. Classes hospitalares. In: GONZÁLEZ, E. (Coord.). Necessidades educacionais específicas: intervenção psicoeducacional. Porto Alegre: Artmed, 2007. p. 344-369.

GRANEMANN, J. L. Classe hospitalar: um atendimento especializado essencial e importante ao processo de desenvolvimento e aprendizagem do aluno internado. In: SCHILKE, A. L.; NUNES, L. B.; AROSA, A. C. (Org.). Atendimento escolar hospitalar: saberes e fazeres. Niterói: Intertexto, 2011. p. 149-157.

MARTINS, J.; BICUDO, M; A pesquisa qualitativa em psicologia: fundamento e recursos básicos. 5. ed. São Paulo: Centauro, 2005.

MAZER, S. M. Classe hospitalar como possibilidade de atuação do pedagogo: compreendendo trajetórias profissionais de professoras. 2009. 103f. Monografia (Graduação em Pedagogia)

MAZER, S. M. Construção de uma proposta de formação continuada para professores de classe hospitalar. 2013. 186p. Tese (Doutorado em Educação Especial)

MENEZES, C. V. A. A necessidade da formação do pedagogo para atuar em ambiente hospitalar: um estudo de caso em enfermarias pediátricas do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná. 2004. 131f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção)

MORAES, M. S.; KOHN, C. D. O profissional da educação hospitalar e a sua formação: experiências com estudantes da ala da enfermaria pediátrica do Hospital Universitário Federal de Sergipe. In: SCHILKE, A. L.; NUNES, L. B.; AROSA, A. C. (Org.). Atendimento escolar hospitalar: saberes e fazeres. Niterói: Intertexto, 2011. p. 165-172.

NUNES, L. B.; SANTOS, M. G. S. Formação de professores em espaço hospitalar: perspectivas de uma educação contextualizada. In: SCHILKE, A. L.; NUNES, L. B.; AROSA, A. C. (Org.). Atendimento escolar hospitalar: saberes e fazeres. Niterói: Intertexto, 2011. p. 173-182.

SCHILKE, A. L. T.; MAIA, H. Reflexões sobre a identidade docente em espaço hospitalar. In: SCHILKE, A. L.; NUNES, L. B.; AROSA, A. C. (Org.). Atendimento escolar hospitalar: saberes e fazeres. Niterói: Intertexto, 2011. p. 67-80

Publicado

2017-06-02

Cómo citar

TINÓS, L. M. S.; GONÇALVES, S. M. M. O curso de Pedagogia e a atuação na classe hospitalar: Os caminhos da formação pelo olhar de graduandos. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 16, n. 1, p. 117–127, 2017. DOI: 10.14393/ree-v16n12017_art10. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/36991. Acesso em: 19 nov. 2024.