Permacultura
uma estratégia valorosa para educação ambiental em escolas rurais
DOI:
https://doi.org/10.14393/rep-v16n32017-rel02Palabras clave:
Permacultura, Meio Ambiente, Sustentabilidade, Zona RuralResumen
O termo sustentabilidade é importante para a compreensão de como a educação ambiental e as práticas permaculturais podem ser utilizadas como ferramentas de formação educacional. A Permacultura é caracterizada como um sistema de planejamento e criação de ambientes produtivos, sustentáveis e ecológicos, de forma harmônica. O objetivo do trabalho é avaliar a eficiência das práticas permaculturais como ferramenta de educação ambiental e mecanismo de integração entre ser humano e ambiente. Foi desenvolvido um projeto em uma escola da rede municipal de ensino localizada na região rural Ituiutaba, Minas Gerais, atendendo diretamente 40 pessoas. Alunos e funcionários participaram, levando para a escola plantas que fazem parte do convívio dos mesmos, ou seja, representam valor cultural para a comunidade. A integração entre alunos, funcionários e demais moradores foi constatada principalmente quando todos se prontificaram a desenvolver a horta, demonstrando o potencial agregador que tal atividade permite, a partir de ações conjuntas. A união e valorização do local onde se vive trazem a sensação de pertencimento e melhoria da ambiência, aspectos importantes para a melhoria de qualidade de vida de pessoas que vivem em áreas afastadas de centros urbanos.
Descargas
Citas
ALMEIDA, V. J.; FAVETTA, L. R. A. A horta mandala na agrofloresta sucessional: uma aliada na restauração ambiental. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, Rio Grande, v. 28, p. 85-99, jan./jun. 2012.
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Meio Ambiente e Saúde. Brasília: MEC/SEF, 1997.
BROLESE, L. G. Espirais biodiversos e a transição para a agricultura de base ecológica. Revista Brasileira de Agroecologia, Porto Alegre, v. 4, n. 2, p. 3924, 2009. Disponível em: <http://aba-agroecologia.org.br/revistas/index.php/rbagroecologia/article/view/9325. Acesso em: 20 maio 2017.
BUAINAIN, A. M.; SOUZA FILHO, H. M. A política agrícola no Brasil: evolução e principais instrumentos. In: BATALHA, M. O. (Org.). Gestão Agroindustrial. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2009. p. 334.
FERNANDES, M. C. A. Caderno 2: orientações para implantação e implementação da horta escolar. Brasília, 2007, p. 45. Disponível em: <http://www.fao.org/fileadmin/templates/ERP/docs2010/caderno2_red.pdf>. Acesso em: 15 maio 2016.
GARRIDO, L. S.; MEIRELLES, R. M. S. Percepção sobre meio ambiente por alunos das séries iniciais do ensino fundamental: considerações à luz de Marx e de Paulo Freire. Ciência & Educação, Bauru, v. 20, n. 3, p. 680, jul./set. 2014. doi: http://dx.doi.org/10.1590/1516-73132014000300010.
GONÇALVES, J. C. Homem-Natureza: uma relação conflitante ao longo da história. Saber Acadêmico: Revista Multidisciplinar da UNIESP, n. 6, p. 171-177, dez. 2008. Disponível em: < http://www.uniesp.provisorio.ws/revista/revista6/pdf/17.pdf>. Acesso em: 15 maio 2017.
HOLMGREN, D. Permacultura: princípios e caminhos além da sustentabilidade. Tradução de Luzia Araújo. Porto Alegre: Via Sapiens, 2013. 416 p.
LEGAN, L. Criando habitats na escola sustentável. Pirenópolis: Ecocentro IPEC, 2009. 96 p.
MEIJER, S. S. et al. The role of knowledge, atitudes and perceptions in the uptake of agricultural and agroforestry innovations among smallholder farmers in sub-saharan Africa. International Journal of Agricultural Sustainability, Londres, v. 13, n. 1, p. 40-54, dez. 2015. doi: https://doi.org/10.1080/14735903.2014.912493
NETO, N. C. et al. Produção orgânica: uma potencialidade estratégica para a agricultura familiar. Revista Percurso, Maringá, v. 2, n. 2, p. 73-95, 2010.
SANTOS, L. L. et al. Horta medicinal escolar mandala: integração entre o conhecimento popular e o científico. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 14, n. 1, p. 13, jan./jun. 2015. doi: http://dx.doi.org/10.14393/REP-v14n12015-rel02.
SAUVÉ, L. Educação ambiental: possibilidades e limitações. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 2, p. 317-322, maio/ago. 2005. doi: http://dx.doi.org/10.1590/S1517-97022005000200012.
TOWNSEND, C. R.; BEGON, M.; HARPER, J. L. Fundamentos de ecologia. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2010. 576 p.
VITARI, C.; DAVID, C. Sustainable management models: innovating through Permaculture. Journal of Management Development, Sommerville, v. 36, n. 1, p. 14-36, jul./ago. 2017.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2018 Caio César Rangel, Bruno de Moraes Nunes, Wedley Oliveira, Júlio César Delvaux
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam em manter os direitos autorais e conceder à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.