Permacultura

uma estratégia valorosa para educação ambiental em escolas rurais

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/rep-v16n32017-rel02

Palabras clave:

Permacultura, Meio Ambiente, Sustentabilidade, Zona Rural

Resumen

O termo sustentabilidade é importante para a compreensão de como a educação ambiental e as práticas permaculturais podem ser utilizadas como ferramentas de formação educacional. A Permacultura é caracterizada como um sistema de planejamento e criação de ambientes produtivos, sustentáveis e ecológicos, de forma harmônica. O objetivo do trabalho é avaliar a eficiência das práticas permaculturais como ferramenta de educação ambiental e mecanismo de integração entre ser humano e ambiente. Foi desenvolvido um projeto em uma escola da rede municipal de ensino localizada na região rural Ituiutaba, Minas Gerais, atendendo diretamente 40 pessoas. Alunos e funcionários participaram, levando para a escola plantas que fazem parte do convívio dos mesmos, ou seja, representam valor cultural para a comunidade. A integração entre alunos, funcionários e demais moradores foi constatada principalmente quando todos se prontificaram a desenvolver a horta, demonstrando o potencial agregador que tal atividade permite, a partir de ações conjuntas. A união e valorização do local onde se vive trazem a sensação de pertencimento e melhoria da ambiência, aspectos importantes para a melhoria de qualidade de vida de pessoas que vivem em áreas afastadas de centros urbanos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Caio César Rangel, Universidade do Estado de Minas Gerais

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Uberlândia- Campus Pontal (2011), especialização em Ciências Ambientais pelo Insituto Federal de Minas Gerais- Campus Ituiutaba (2016) e mestrado em Geologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2014). Atualmente é professor designado da Universidade do Estado de Minas Gerais- Unidade Ituiutaba. Tem experiência na área de Sustentabilidade, Zoologia e Paleontologia.

Bruno de Moraes Nunes, Universidade do Estado de Minas Gerais

Possui graduação em Agronomia pela FEIT/UEMG (2010), especialização em Ciência e Tecnologia de Sementes ABEAS/UFPel e mestrado em Microbiologia Agropecuária pela FCAV/UNESP (2012). Atualmente é professor na Universidade do Estado de Minas Gerais - Unidade Ituiutaba. Tem experiência na área de educação ambiental, fitossanidade e fitotecnia.

Wedley Oliveira, Universidade do Estado de Minas Gerais

Graduando em Agronomia na Universidade do Estado de Minas Gerais, Unidade Ituiutaba, Brasil.

Júlio César Delvaux, Instituto Federal de Minas Gerais

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Viçosa (2011) e mestrado em Microbiologia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa (2012). Atualmente é professor efetivo do Instituto Federal do Triângulo Mineiro. Tem experiência na área de Microbiologia, com ênfase em Ecologia Microbiana.

Citas

ALMEIDA, V. J.; FAVETTA, L. R. A. A horta mandala na agrofloresta sucessional: uma aliada na restauração ambiental. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, Rio Grande, v. 28, p. 85-99, jan./jun. 2012.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Meio Ambiente e Saúde. Brasília: MEC/SEF, 1997.

BROLESE, L. G. Espirais biodiversos e a transição para a agricultura de base ecológica. Revista Brasileira de Agroecologia, Porto Alegre, v. 4, n. 2, p. 3924, 2009. Disponível em: <http://aba-agroecologia.org.br/revistas/index.php/rbagroecologia/article/view/9325. Acesso em: 20 maio 2017.

BUAINAIN, A. M.; SOUZA FILHO, H. M. A política agrícola no Brasil: evolução e principais instrumentos. In: BATALHA, M. O. (Org.). Gestão Agroindustrial. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2009. p. 334.

FERNANDES, M. C. A. Caderno 2: orientações para implantação e implementação da horta escolar. Brasília, 2007, p. 45. Disponível em: <http://www.fao.org/fileadmin/templates/ERP/docs2010/caderno2_red.pdf>. Acesso em: 15 maio 2016.

GARRIDO, L. S.; MEIRELLES, R. M. S. Percepção sobre meio ambiente por alunos das séries iniciais do ensino fundamental: considerações à luz de Marx e de Paulo Freire. Ciência & Educação, Bauru, v. 20, n. 3, p. 680, jul./set. 2014. doi: http://dx.doi.org/10.1590/1516-73132014000300010.

GONÇALVES, J. C. Homem-Natureza: uma relação conflitante ao longo da história. Saber Acadêmico: Revista Multidisciplinar da UNIESP, n. 6, p. 171-177, dez. 2008. Disponível em: < http://www.uniesp.provisorio.ws/revista/revista6/pdf/17.pdf>. Acesso em: 15 maio 2017.

HOLMGREN, D. Permacultura: princípios e caminhos além da sustentabilidade. Tradução de Luzia Araújo. Porto Alegre: Via Sapiens, 2013. 416 p.

LEGAN, L. Criando habitats na escola sustentável. Pirenópolis: Ecocentro IPEC, 2009. 96 p.

MEIJER, S. S. et al. The role of knowledge, atitudes and perceptions in the uptake of agricultural and agroforestry innovations among smallholder farmers in sub-saharan Africa. International Journal of Agricultural Sustainability, Londres, v. 13, n. 1, p. 40-54, dez. 2015. doi: https://doi.org/10.1080/14735903.2014.912493

NETO, N. C. et al. Produção orgânica: uma potencialidade estratégica para a agricultura familiar. Revista Percurso, Maringá, v. 2, n. 2, p. 73-95, 2010.

SANTOS, L. L. et al. Horta medicinal escolar mandala: integração entre o conhecimento popular e o científico. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 14, n. 1, p. 13, jan./jun. 2015. doi: http://dx.doi.org/10.14393/REP-v14n12015-rel02.

SAUVÉ, L. Educação ambiental: possibilidades e limitações. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 2, p. 317-322, maio/ago. 2005. doi: http://dx.doi.org/10.1590/S1517-97022005000200012.

TOWNSEND, C. R.; BEGON, M.; HARPER, J. L. Fundamentos de ecologia. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2010. 576 p.

VITARI, C.; DAVID, C. Sustainable management models: innovating through Permaculture. Journal of Management Development, Sommerville, v. 36, n. 1, p. 14-36, jul./ago. 2017.

Publicado

2018-01-09

Cómo citar

RANGEL, C. C.; NUNES, B. de M. .; OLIVEIRA, W.; DELVAUX, J. C. Permacultura: uma estratégia valorosa para educação ambiental em escolas rurais. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 16, n. 3, p. 181–190, 2018. DOI: 10.14393/rep-v16n32017-rel02. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/36780. Acesso em: 14 nov. 2024.

Número

Sección

Relatos de experiência