A contribuição de Paulo Freire e a aproximação com os direitos humanos na práxis educativa da CEPLAR (1960-1964)

Autores/as

  • David Azevedo Glasiel Universidade Federal da Paraíba
  • Luiz Gonzaga Gonçalves Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.14393/rep-v15n22016-art08

Palabras clave:

Educação Popular. Práxis Educativa. Direitos Humanos.

Resumen

O objetivo deste artigo é compreender os meios pelos quais, a partir da contribuição epistemológica do educador Paulo Freire, a Campanha de Educação Popular da Paraíba (CEPLAR), em sua práxis, tornou-se o primeiro movimento voltado para a educação popular a se aproximar dos direitos humanos. No ínterim que vai de 1960 até 1964, percebeu-se que a CEPLAR firmou uma práxis educativa conscientizadora, reflexiva e dialógica voltada para o protagonismo, em oposição ao paradigma tradicional vigente, que ultrapassou os muros escolares, as fronteiras epistemológicas e consolidou o âmbito educativo como espaço de reivindicação e alcance dos direitos. É para além, portanto, de uma percepção metódica da história que este processo investigativo insinua desvelar os desdobramentos históricos que possibilitam enxergar e compreender a CEPLAR como um movimento legítimo de aproximação entre a educação popular e os direitos humanos.

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Biografía del autor/a

David Azevedo Glasiel, Universidade Federal da Paraíba

Mestre em Educação pela Universidade Federal da Paraíba

Luiz Gonzaga Gonçalves, Universidade Federal da Paraíba

Pós-doutor em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Rio Grande do Sul; professor associado da Universidade Federal da Paraíba.

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Publicado

2017-01-03

Cómo citar

AZEVEDO GLASIEL, D.; GONÇALVES, L. G. A contribuição de Paulo Freire e a aproximação com os direitos humanos na práxis educativa da CEPLAR (1960-1964). Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 15, n. 2, p. 110–126, 2017. DOI: 10.14393/rep-v15n22016-art08. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/34488. Acesso em: 22 nov. 2024.