O uso das tecnologias digitais de informação e comunicação na educação de pessoas com deficiência

Autores/as

  • Patrick Medeiros de Jesus
  • Márcia Gorett Ribeiro Grossi Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.14393/rep-v15n22016-art07

Palabras clave:

Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação. Educação. Pessoas com Deficiência. Processo de ensino e aprendizagem.

Resumen

O objetivo deste estudo foi verificar as potencialidades do uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) no processo de ensino e aprendizagem de pessoas com deficiência. Assim, foi realizada uma pesquisa científica de natureza qualitativa, descritiva e exploratória e, como procedimento técnico, escolheu-se o estudo de caso em uma instituição privada especializada em educação especial. Os resultados indicam que o uso das TDIC como ferramenta pode ser importante no desenvolvimento e no aprendizado das pessoas com deficiência, favorecendo a socialização, a comunicação e o desempenho ocupacional. Porém, para que se tenha sucesso nesse processo de ensino e aprendizagem é necessário que no centro dele esteja o aluno, de forma que a tecnologia se adapte à realidade de cada discente, levando em consideração suas particularidades, habilidades e necessidades.

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Biografía del autor/a

Patrick Medeiros de Jesus

Mestre em Educação Tecnológica pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais. Especialista em Direitos Humanos na Academia de Polícia Militar de Minas Gerais. 2º Sargento da Polícia Militar de Minas Gerais.

Márcia Gorett Ribeiro Grossi, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Doutora em Ciências da Informação (UFMG). Mestre em Tecnologia (CEFET-MG). Engenheira Eletricista (PUC Minas). Diretora Técnica da Fundação de Apoio à Educação de Desenvolvimento Tecnológico de Minas Gerais, professora Titular do Departamento de Educação e sub coordenadora do Mestrado em Educação Tecnológica do CEFET-MG. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa AVACEFETMG.

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Publicado

2017-01-03

Cómo citar

MEDEIROS DE JESUS, P.; GORETT RIBEIRO GROSSI, M. O uso das tecnologias digitais de informação e comunicação na educação de pessoas com deficiência. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 15, n. 2, p. 91–109, 2017. DOI: 10.14393/rep-v15n22016-art07. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/33914. Acesso em: 25 nov. 2024.