A história da África e cultura afro-brasileira em situação escolar

Autores/as

  • Astrogildo Fernandes da Silva Júnior Universidade Federal de Uberlândia
  • Davi Aragão Martins da Silva Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.14393/rep-v15n22016-art05

Palabras clave:

História da África, Cultura afro-brasileira, Lei 10.639/03, Ensino de História

Resumen

O presente texto teve como objetivo apresentar e analisar a Lei nº 10.639/03, que instituiu a obrigatoriedade do estudo da história e cultura da Ãfrica e afro-brasileira, além de resgatar a contribuição das matrizes africanas no Brasil para a formação da identidade nacional, bem como refletir sobre as possibilidades de o ensino da temática auxiliar na construção de identidades afirmativas. A metodologia consistiu em pesquisa bibliográfica, entrevista com professores da educação básica e a produção, desenvolvimento e análise de uma sequência didática trabalhada com estudantes do sétimo ano do ensino fundamental de uma escola pública localizada na cidade de Ituiutaba, Minas Gerais. Concluiu-se com a experiência que, ao estudar o passado e o presente da Ãfrica a partir de uma perspectiva histórica, geográfica e cultural, outros olhares sobre a Ãfrica podem ser descortinados, contribuindo para o propósito da construção de uma identidade afirmativa.

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Biografía del autor/a

Astrogildo Fernandes da Silva Júnior, Universidade Federal de Uberlândia

Possui graduação em História pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Araguari (1996); graduação em Pedagogia pela Uniube (2011); especialização em História pela Universidade Federal de Uberlândia (1999); mestrado em Educação - PPGED/UFU (2007). Doutor em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia (2012). Professor do Curso de História na FACIP - Faculdades Integradas do Pontal - UFU, Campus Pontal. Atua no Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia - PPGED/UFU, na linha de saberes e práticas educativas. Investiga temáticas relacionadas ao ensino de História, consciência histórica, juventude, identidades e formação de professores. Participa dos seguintes Grupos de Pesquisa: Grupo de Pesquisa Formação Docente, Saberes e Práticas de Ensino de História e Geografia - GEPEGEH; Grupo de Pesquisa História da Educação no meio rural - GPHER. 

Davi Aragão Martins da Silva, Universidade Federal de Uberlândia

Graduando do Curso de História da Faculdade de Ciências Integradas do Pontal da Universidade Federal de Uberlândia FACIP/UFU. Participou de projeto PBG (Programa de Bolsas de Graduação) com temática Diferentes fontes e linguagens no ensino de história: produção de materiais didáticos sobre conteúdos históricos da educação básica. Tem experiência na área de ensino de história, história indígena, história da áfrica, multiculturalismo e estágio supervisionado.

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ARA

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Publicado

2017-01-03

Cómo citar

FERNANDES DA SILVA JÚNIOR, A.; ARAGÃO MARTINS DA SILVA, D. A história da África e cultura afro-brasileira em situação escolar. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 15, n. 2, p. 64–76, 2017. DOI: 10.14393/rep-v15n22016-art05. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/33819. Acesso em: 22 nov. 2024.