Implantação de experimentos ligados à ciência do solo em áreas de produtores rurais: um diálogo contínuo entre comunidade e universidade
DOI:
https://doi.org/10.14393/rep-v13n22014-rel01Palabras clave:
Educação em Solos. Extensão Universitária. Pesquisa Participativa. Pesquisa Agronômica. Solos no Ensino Superior.Resumen
Nas Ciências Agrárias, uma grande quantidade de experimentos científicos é efetuada em laboratórios e casas de vegetação. Enquanto que os de campo, muitas vezes, são realizados nas dependências da universidade. A implantação de pesquisas em áreas de produtores rurais permitiria que, além da obtenção do seu resultado final, várias etapas de conhecimento fossem disponibilizadas aos produtores, tornando-se uma verdadeira unidade demonstrativa. Assim, por meio de um relato de experiência, é demonstrada a importância de se estabelecer a pesquisa participativa, ligada a área de ciência do solo, visando o intercâmbio entre o meio acadêmico e o meio rural, com o intuito de se consolidar ensino e extensão dentro da ação de pesquisa. Durante o período de 2006 a 2011, a UFRA campus de Parauapebas - PA desenvolveu projeto de pesquisa participativa na Área de proteção Ambiental do Igarapé Gelado. Como fruto de um trabalho participativo de pesquisa, foi estabelecida uma parceria de confiança da universidade (professores e estudantes) com o produtor, a partir da qual, diariamente, num processo contínuo de transformação de seu conhecimento, foram constatadas mudanças naDescargas
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Publicado
2014-12-30
Cómo citar
DO VALLE LIMA, E.; PEREIRA PINHEIRO, D.; DA SILVA LEITÃO LIMA, P. Implantação de experimentos ligados à ciência do solo em áreas de produtores rurais: um diálogo contínuo entre comunidade e universidade. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 13, n. 2, p. 187–197, 2014. DOI: 10.14393/rep-v13n22014-rel01. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/26922. Acesso em: 4 nov. 2024.
Número
Sección
Relatos de experiência
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