Educação de jovens e adultos: ensinar e aprender sob a perspectiva de Paulo Freire.
DOI:
https://doi.org/10.14393/rep-v13n22014-art11Palabras clave:
EJA, Alfabetização, Ensino-Aprendizagem, Paulo FreireResumen
Este trabalho é resultado de pesquisas bibliográficas sobre alfabetização de jovens e adultos e tem como objetivo refletir sobre como estão sendo efetivadas as práticas metodológicas com esse grupo em fase de alfabetização e mostrar os pressupostos teóricos de Paulo Freire, em se tratando do ensino e aprendizagem nessa faixa etária, que conduz a uma educação libertadora. Inicialmente, o texto aborda as características dessa clientela escolar. Em seguida, é feita uma exposição sobre métodos e práticas de alfabetização realizadas, atualmente, com esses educandos, não condizentes com uma educação transformadora. Por fim, traz as propostas metodológicas idealizadas por Paulo Freire para a alfabetização nessa idade. A temática em questão já é ressaltada em pesquisas no âmbito da educação popular, porém a abrangência de investigações nessa área se faz necessária, tendo em vista ampliar saberes e clarificar a visão dos educadores para a realidade atual. A finalidade desta investigação é propor mudanças nas concepções de ensino e aprendizagem já arraigadas no pensamento dos trabalhadores da educação, em todos os níveis de ensino, mais precisamente nos que atuam na educação de jovens e adultos (EJA). O estudo mostrou a possibilidade de realizar um trabalho diferenciado, levando-se em conta as características do aluno adulto, articulando o ensino com suas vivências e contexto de atividades pessoais, profissionais e escolares.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2014-12-30
Cómo citar
FERREIRA DE JESÚS, S.; VIEIRA, M. Educação de jovens e adultos: ensinar e aprender sob a perspectiva de Paulo Freire. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 13, n. 2, p. 152–160, 2014. DOI: 10.14393/rep-v13n22014-art11. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/24764. Acesso em: 22 nov. 2024.
Número
Sección
Artigos Originais
Licencia
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam em manter os direitos autorais e conceder à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.