Educação de jovens e adultos: ensinar e aprender sob a perspectiva de Paulo Freire.

Autores/as

  • Sônia Ferreira de Jesús Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Goiás
  • Moabe Vieira Prefeitura Municipal de Educação de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.14393/rep-v13n22014-art11

Palabras clave:

EJA, Alfabetização, Ensino-Aprendizagem, Paulo Freire

Resumen

Este trabalho é resultado de pesquisas bibliográficas sobre alfabetização de jovens e adultos e tem como objetivo refletir sobre como estão sendo efetivadas as práticas metodológicas com esse grupo em fase de alfabetização e mostrar os pressupostos teóricos de Paulo Freire, em se tratando do ensino e aprendizagem nessa faixa etária, que conduz a uma educação libertadora. Inicialmente, o texto aborda as características dessa clientela escolar. Em seguida, é feita uma exposição sobre métodos e práticas de alfabetização realizadas, atualmente, com esses educandos, não condizentes com uma educação transformadora. Por fim, traz as propostas metodológicas idealizadas por Paulo Freire para a alfabetização nessa idade. A temática em questão já é ressaltada em pesquisas no âmbito da educação popular, porém a abrangência de investigações nessa área se faz necessária, tendo em vista ampliar saberes e clarificar a visão dos educadores para a realidade atual. A finalidade desta investigação é propor mudanças nas concepções de ensino e aprendizagem já arraigadas no pensamento dos trabalhadores da educação, em todos os níveis de ensino, mais precisamente nos que atuam na educação de jovens e adultos (EJA). O estudo mostrou a possibilidade de realizar um trabalho diferenciado, levando-se em conta as características do aluno adulto, articulando o ensino com suas vivências e contexto de atividades pessoais, profissionais e escolares.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Sônia Ferreira de Jesús, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Goiás

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Uberlândia, Pós-graduada em Psicopedagogia Escolar pela Universidade Federal de Uberlândia. Atualmente Pedagoga no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Goiás, Campus Itumbiara/GO.

Moabe Vieira, Prefeitura Municipal de Educação de Uberlândia

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Uberlândia, Pós-graduada em Psicopedagogia Escolar pela Universidade Federal de Uberlândia. Atualmente Educadora Infantil na Escola Municipal de Educação Infantil - Pampulha/Uberlândia /MG

Publicado

2014-12-30

Cómo citar

FERREIRA DE JESÚS, S.; VIEIRA, M. Educação de jovens e adultos: ensinar e aprender sob a perspectiva de Paulo Freire. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 13, n. 2, p. 152–160, 2014. DOI: 10.14393/rep-v13n22014-art11. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/24764. Acesso em: 23 jul. 2024.