PAULO FREIRE E EDUCAÇÃO POPULAR NO BRASIL CONTEMPORÂNEO: PROGRAMA MOVA-SP (1989-1992)
DOI:
https://doi.org/10.14393/rep-v12n12013-art03Palabras clave:
Educação PopularResumen
Entre 1989-1991, o educador Paulo Freire foi secretário municipal de educação da cidade de São Paulo, no governo da então petista Luiza Erundina. Em sua gestão, Paulo Freire procurou introduzir uma profunda mudança em relação à forma como se vinha gerindo a educação no país, para isso fundamentou sua administração em uma política de participação popular. Foi com base nestas concepções que surgiu o Movimento de Alfabetização de Jovens e Adultos da cidade de São Paulo (MOVA-SP), um programa criado e mantido por uma aliança política e pedagógica entre os movimentos organizados da cidade de São Paulo e a administração municipal de Luiza Erundina. O projeto consistia em criar um movimento de educação popular que ultrapassasse o sentido das campanhas contra o analfabetismo, promovidas pelo Estado, tornando-se um movimento organizado e autônomo da sociedade civil, capaz de sobreviver às mudanças do poder institucional e continuar lutando pela educação básica. Este texto pretende refletir sobre a experiência do Programa MOVA-SP (1989-1992), procurando analisar as contribuições de Freire para a construção de uma educação transformadora no contexto do Brasil contemporâneo.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2013-06-27
Cómo citar
SINGOLANO NÉSPOLI, J. H. PAULO FREIRE E EDUCAÇÃO POPULAR NO BRASIL CONTEMPORÂNEO: PROGRAMA MOVA-SP (1989-1992). Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 12, n. 1, 2013. DOI: 10.14393/rep-v12n12013-art03. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/20327. Acesso em: 21 nov. 2024.
Número
Sección
Artigos Originais
Licencia
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam em manter os direitos autorais e conceder à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.