Estratégia para a Educação Popular em Saúde entre jovens e adultos

Autores/as

  • Sibele Cristina Ribeiro

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2012-20310

Palabras clave:

Educação Popular em Saúde

Resumen

As ações de Promoção à Saúde incorporam a Educação Popular em Saúde ao integrar a participação comunitária ativa. Nesse sentido, o ambiente escolar representa uma possibilidade de interação entre os serviços de saúde, comunidade escolar e a sociedade organizada. A partir de um projeto de extensão universitária para a integração do estudante da saúde à comunidade, buscou-se descrever uma estratégia de educação em saúde voltada aos alunos da Educação de Jovens e Adultos. Durante três semestres consecutivos realizou-se o "Dia de promoção da saúde na escola" em três escolas da rede municipal de Uberlândia - MG. A atividade concretizou-se na forma de oficinas temáticas de saúde, precedidas do levantamento de interesse entre os alunos do ensino noturno. A estratégia didática utilizada nas oficinas caracterizou-se pela participação ativa do público-alvo, a partir da problematização e discussão dos temas. As informações trazidas para a escola pelos profissionais da saúde contêm atualizações úteis e efetivamente aplicáveis na realidade cotidiana e ajudam a aproximar o aluno da evidência científica relevante. A escola, enquanto espaço constituído de maneira coletiva, pode permitir o estabelecimento de processos reflexivos sobre a realidade das comunidades, funcionando como um espaço crítico de ações transformadoras em saúde.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Sibele Cristina Ribeiro

Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade de Brasília - UnB. Professora do departamento de Ciências da Saúde do Centro universitário do Triângulo - Unitri. Professora da rede municipal de ensino de Uberlândia - MG.

Publicado

2013-02-14

Cómo citar

RIBEIRO, S. C. Estratégia para a Educação Popular em Saúde entre jovens e adultos. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 11, n. 2, 2013. DOI: 10.14393/REP-2012-20310. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/20310. Acesso em: 23 jul. 2024.

Número

Sección

Relatos de experiência