Educação e movimentos sociais do campo: trajetórias percorridas, alternativas em construção

Autores/as

  • Cláudia Moura Damasceno
  • Maria Vieira Silva

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2005-19995

Palabras clave:

Movimentos sociais do campo, Currículo, Assentamentos de reforma agrária

Resumen

Este trabalho enfoca o desenvolvimento de atividades intervencionistas e investigativas na esfera cultural e educacional para jovens, adultos e crianças em um assentamento de reforma agrária na região do Triângulo Mineiro. O trabalho evidencia a necessidade da colaboração do campo de currículo para a análise dos processos de construção de práticas curriculares alternativas, que tenham como foco os movimentos sociais do campo e as comunidades de assentamento de reforma agrária. Além disso, problematiza uma perspectiva de proposta curricular a qual congregue as abordagens do trinômio educação-cultura-política e os conteúdos convencionais das áreas de ciências.

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Publicado

2008-10-02

Cómo citar

MOURA DAMASCENO, C.; VIEIRA SILVA, M. Educação e movimentos sociais do campo: trajetórias percorridas, alternativas em construção. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 4, n. 1, 2008. DOI: 10.14393/REP-2005-19995. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/19995. Acesso em: 27 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos Originais