Frantz Fanon e Paulo Freire
diálogos sobre relações étnico-raciais e educação emancipadora no curso de Educação do Campo da UFSC
DOI:
https://doi.org/10.14393/REP-2024-74160Palabras clave:
Frantz Fanon, Paulo Freire, Educação emancipadora, Relações étnico-raciais, Educação do campoResumen
As questões étnico-raciais são fundamentais para a construção de uma educação crítica e emancipadora. A partir de suas obras, Frantz Fanon e Paulo Freire oferecem importantes contribuições para o entendimento e a abordagem dessas questões na educação. Este artigo explora como os pensamentos desses autores podem ser integrados nas aulas sobre relações étnico-raciais do curso de Educação do Campo da Universidade Federal de Santa Catarina, oportunizando uma formação que valorize a diversidade cultural, promova a conscientização crítica e lute contra o racismo.
Descargas
Referencias
CALDART, R. S. Sobre educação do campo. In: SANTOS, C. A. (org.). Educação do campo: campo – políticas públicas – educação. Brasília: INCRA; MDA, 2008.
CALDART, R. S. Educação do campo: notas para uma análise de percurso. Trab. Educ. Saúde, Rio de Janeiro, v. 7, n. 1, p. 35-64, mar./jun. 2009. DOI 10.1590/S1981-77462009000100003. Disponível em: https://www.scielo.br/j/tes/a/z6LjzpG6H8ghXxbGtMsYG3f/abstract/?lang=pt. Acesso em: 17 set. 2024.
FANON, F. Pele negra, máscaras brancas. Tradução de Renato da Silveira. Salvador: EDUFBA, 2008.
FANON, F. Os condenados da Terra. Tradução de Enilce Albergaria Rocha e Lucy Magalhães. Juiz de Fora: Editora UFJF, 2005.
FREIRE, P. Conscientização: teoria e prática da libertação – uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. 4. ed. São Paulo: Moraes, 1980.FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 28. ed. São Paulo: Paz & Terra, 2003.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 31. ed. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 2001.
MOLINA, M. A educação do campo e o enfrentamento das tendências das atuais políticas públicas. Rev. Educação em Perspectiva, Viçosa, v. 6, n. 2, p. 378-400, jul./dez. 2015. DOI 10.22294/eduper/ppge/ufv.v6i2.665. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/6809. Acesso em: 17 set. 2024.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Emeson Tavares da Silva

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Los autores que publican en esta revista acuerdan mantener los derechos de autor y conceder a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo simultáneamente licenciado bajo la Licencia Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0 Internacional.