Frantz Fanon e Paulo Freire

diálogos sobre relações étnico-raciais e educação emancipadora no curso de Educação do Campo da UFSC

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2024-74160

Palavras-chave:

Frantz Fanon, Paulo Freire, Educação emancipadora, Relações étnico-raciais, Educação do campo

Resumo

As questões étnico-raciais são fundamentais para a construção de uma educação crítica e emancipadora. A partir de suas obras, Frantz Fanon e Paulo Freire oferecem importantes contribuições para o entendimento e a abordagem dessas questões na educação. Este artigo explora como os pensamentos desses autores podem ser integrados nas aulas sobre relações étnico-raciais do curso de Educação do Campo da Universidade Federal de Santa Catarina, oportunizando uma formação que valorize a diversidade cultural, promova a conscientização crítica e lute contra o racismo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Emeson Tavares da Silva, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em História pela Universidade Federal de Uberlândia, Minas Gerais, Brasil; estágio pós-doutoral pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, Paraná, Brasil; professor na Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil.

Referências

CALDART, R. S. Sobre educação do campo. In: SANTOS, C. A. (org.). Educação do campo: campo – políticas públicas – educação. Brasília: INCRA; MDA, 2008.

CALDART, R. S. Educação do campo: notas para uma análise de percurso. Trab. Educ. Saúde, Rio de Janeiro, v. 7, n. 1, p. 35-64, mar./jun. 2009. DOI 10.1590/S1981-77462009000100003. Disponível em: https://www.scielo.br/j/tes/a/z6LjzpG6H8ghXxbGtMsYG3f/abstract/?lang=pt. Acesso em: 17 set. 2024.

FANON, F. Pele negra, máscaras brancas. Tradução de Renato da Silveira. Salvador: EDUFBA, 2008.

FANON, F. Os condenados da Terra. Tradução de Enilce Albergaria Rocha e Lucy Magalhães. Juiz de Fora: Editora UFJF, 2005.

FREIRE, P. Conscientização: teoria e prática da libertação – uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. 4. ed. São Paulo: Moraes, 1980.FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 28. ed. São Paulo: Paz & Terra, 2003.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 31. ed. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 2001.

MOLINA, M. A educação do campo e o enfrentamento das tendências das atuais políticas públicas. Rev. Educação em Perspectiva, Viçosa, v. 6, n. 2, p. 378-400, jul./dez. 2015. DOI 10.22294/eduper/ppge/ufv.v6i2.665. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/6809. Acesso em: 17 set. 2024.

Downloads

Publicado

01-11-2024

Como Citar

SILVA, E. T. da. Frantz Fanon e Paulo Freire: diálogos sobre relações étnico-raciais e educação emancipadora no curso de Educação do Campo da UFSC. Revista de Educação Popular, Uberlândia, n. Edição Especial, p. 147–165, 2024. DOI: 10.14393/REP-2024-74160. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/74160. Acesso em: 21 dez. 2024.