PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO POPULAR: UMA ESTRATÉGIA DE PROMOÇÃO DA SAÚDE
DOI:
https://doi.org/10.14393/REP-2014-26968Palabras clave:
Psicologia em Saúde. Educação Popular. Educação em Saúde. Saúde Coletiva. Promoção da Saúde.Resumen
Neste trabalho, apresentamos uma prática em psicologia da saúde, como parte de um estágio profissionalizante, desenvolvida na sala de espera da Unidade Básica de Saúde de uma cidade mineira. Com base em recortes de três encontros realizados, discutimos a educação popular como um instrumento teórico e prático de educação em saúde na atenção básica. Nesses encontros, objetivávamos a promoção da saúde em rodas de conversa, com a utilização de recursos estéticos como facilitadores e provocadores de discussões. Construir grupos mediante uma postura horizontal foi fundamental para que as reflexões fossem instigadas, as vivências compartilhadas e as verdades instituídas, questionadas.Descargas
Los datos de descarga aún no están disponibles.
Descargas
Publicado
2014-06-25
Número
Sección
Relatos de experiência
Licencia
Los autores que publican en esta revista acuerdan mantener los derechos de autor y conceder a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo simultáneamente licenciado bajo la Licencia Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0 Internacional.
Cómo citar
SICARI, Aline Amaral; PINTO, Paola Cecato; SILVA, Larice Santos; PEREIRA, Eliane Regina. PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO POPULAR: UMA ESTRATÉGIA DE PROMOÇÃO DA SAÚDE. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 13, n. 1, p. 135–146, 2014. DOI: 10.14393/REP-2014-26968. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/26968. Acesso em: 8 feb. 2026.


