PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO POPULAR: UMA ESTRATÉGIA DE PROMOÇÃO DA SAÚDE

Autores

  • Aline Amaral Sicari
  • Paola Cecato Pinto
  • Larice Santos Silva
  • Eliane Regina Pereira

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2014-26968

Palavras-chave:

Psicologia em Saúde. Educação Popular. Educação em Saúde. Saúde Coletiva. Promoção da Saúde.

Resumo

Neste trabalho, apresentamos uma prática em psicologia da saúde, como parte de um estágio profissionalizante, desenvolvida na sala de espera da Unidade Básica de Saúde de uma cidade mineira. Com base em recortes de três encontros realizados, discutimos a educação popular como um instrumento teórico e prático de educação em saúde na atenção básica. Nesses encontros, objetivávamos a promoção da saúde em rodas de conversa, com a utilização de recursos estéticos como facilitadores e provocadores de discussões. Construir grupos mediante uma postura horizontal foi fundamental para que as reflexões fossem instigadas, as vivências compartilhadas e as verdades instituídas, questionadas.

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Publicado

25-06-2014

Como Citar

SICARI, A. A.; PINTO, P. C.; SILVA, L. S.; PEREIRA, E. R. PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO POPULAR: UMA ESTRATÉGIA DE PROMOÇÃO DA SAÚDE. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 13, n. 1, p. 135–146, 2014. DOI: 10.14393/REP-2014-26968. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/26968. Acesso em: 14 nov. 2024.

Edição

Seção

Relatos de experiência