PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO POPULAR: UMA ESTRATÉGIA DE PROMOÇÃO DA SAÚDE
DOI:
https://doi.org/10.14393/REP-2014-26968Palavras-chave:
Psicologia em Saúde. Educação Popular. Educação em Saúde. Saúde Coletiva. Promoção da Saúde.Resumo
Neste trabalho, apresentamos uma prática em psicologia da saúde, como parte de um estágio profissionalizante, desenvolvida na sala de espera da Unidade Básica de Saúde de uma cidade mineira. Com base em recortes de três encontros realizados, discutimos a educação popular como um instrumento teórico e prático de educação em saúde na atenção básica. Nesses encontros, objetivávamos a promoção da saúde em rodas de conversa, com a utilização de recursos estéticos como facilitadores e provocadores de discussões. Construir grupos mediante uma postura horizontal foi fundamental para que as reflexões fossem instigadas, as vivências compartilhadas e as verdades instituídas, questionadas.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
25-06-2014
Como Citar
SICARI, A. A.; PINTO, P. C.; SILVA, L. S.; PEREIRA, E. R. PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO POPULAR: UMA ESTRATÉGIA DE PROMOÇÃO DA SAÚDE. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 13, n. 1, p. 135–146, 2014. DOI: 10.14393/REP-2014-26968. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/26968. Acesso em: 22 nov. 2024.
Edição
Seção
Relatos de experiência
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam em manter os direitos autorais e conceder à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.