Utopias shared in praxis
DOI:
https://doi.org/10.14393/REP-2021-63427Keywords:
Paulo Freire, Utopias, PraxisAbstract
A utopia freireana, em seu sentido mais radical, entrelaça a ideia de humanização, liberdade e esperança. Essas palavras, quando não são apenas palavras, mas práxis, reverberam na construção de um projeto de sociedade justa, democrática, laica e inclusiva. Só afiançadas na ideia do “Estado de Direito”, conseguimos nos comprometer e lutar por uma educação transformadora, dialógica, libertadora. Assim caminhamos por horizontes de utopia!
Downloads
References
COIMBRA, C. L.; SPIGOLON, N. Inspirações e práxis freireana: contribuições de Elza Freire para o diálogo e a convivência. Caderno de Textos do GEPEJA, Campinas, v. 1, p. 78-86, 2010.
COIMBRA, C. L.; RICHTER, L. M. Sons, imagens e contatos na tessitura do Círculo de Cultura: espaço-tempo de aprendizagem criativa. In: SPIGOLON, N. I.; CAMPOS, C. B. G. (org.). Círculos de cultura: teorias, práticas e práxis. Curitiba: CRV, 2016. p. 141-158.
COIMBRA, C. L. Categorias freireanas na práxis. e-Mosaicos, v. 6, p. 55-67, 2017. Doi: 10.12957/e-mosaicos.2017.31162. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/e-mosaicos/article/view/31162 . Acesso em: 15 jul. 2021.
FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. Introdução de Francisco C. Weffort. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1967.
FREIRE, P. Educação e mudança. Prefácio de Moacir Gadotti. Tradução de Lilian Lopes Martin. Rio de Janeiro-RJ. Paz e Terra, 1979.
FREIRE, P. Pedagogia da esperança: um reencontro com a Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro-RJ: Paz e Terra, 1992.
FREIRE, P. A importância do ato de ler. Prefácio de Antonio Joaquim Severino. São Paulo: Cortez: Autores Associados, 2001.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia. Prefácio de Edna Castro de Oliveira. Rio de Janeiro-RJ: Paz e Terra, 1996.
GADOTTI, M. Extensão universitária: para quê? Disponível em: https://www.paulofreire.org/images/pdfs/Extens%C3%A3o_Universit%C3%A1ria_-_Moacir_Gadotti_fevereiro_2017.pdf. Acesso em: 2 set. 2021.
SPIGOLON, N. I. Pedagogia da convivência: Elza Freire uma vida que faz educação. Jundiaí: Paco Editorial: 2016.
SPIGOLON, N. I.; CAMPOS, C. B. G. (org.). Círculos de cultura: teorias, práticas e práxis. Curitiba: CRV, 2016.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam em manter os direitos autorais e conceder à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.