A história de vida profissional de uma professora da educação básica: relatos de sua prática docente e do ambiente escolar
DOI:
https://doi.org/10.14393/rep-v15n22016-rel01Keywords:
Ensino-aprendizagem, Docência, DepoimentoAbstract
Estudos que relatem a história de vida profissional de um docente da educação básica são imprescindíveis, pois a partir desses relatos é possível estabelecer correlações entre o ambiente escolar, a dedicação docente, a carreira no magistério e as interações que ocorrem entre os indivíduos que compõem o ambiente escolar. Portanto, esse tipo de estudo pode ajudar licenciandos e/ou licenciados recém-formados a criar repertório e a construir sua prática docente. Este trabalho se baseia em depoimentos de uma professora de Física, com aproximadamente trinta anos de experiência, obtidos por meio de entrevista e respostas a um questionário sobre os temas: a escola, a profissão de professor, a diversidade, a avaliação e as aulas. Ele contribui claramente para que se tenha uma visão geral sobre a dedicação, os conflitos e as interações no ambiente escolar e se conheça como funciona esse espaço.
Downloads
References
ALVES, N. Educação e mídia: as tantas faces da professora
ANASTASIOU, L. das G. C. Ensinar, aprender, apreender e processos de ensinagem. In: ANASTASIOU, L.; ALVES, L. P. (Org.). Processos de ensinagem na Universidade: pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. 5. ed. Joinville: Univille, 2009. p. 1-26.
DEMARTINI, Z. B. F.; TENCA, S. C.; TENCA, A. Os alunos e o ensino na República Velha através das memórias de velhos professores. Caderno de Pesquisa, São Paulo, n. 52, p. 61-71, 1985.
FREIRE, P. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 1997.
______. A educação na cidade. São Paulo: Cortez, 2001.
KLEIN, A. M.; PÁTARO, C. A escola frente às novas demandas sociais: educação comunitária e formação para a cidadania. Cordis Revista Eletrônica de História Social da Cidade, São Paulo, n. 1. p. 1-8, 2008.
LAPO, F. R.; BUENO, B. O. Professores, desencanto com a profissão e abandono do magistério. Caderno de Pesquisa, São Paulo, n. 118, p. 65-88, mar. 2003.
MASETTO, M. Um plano e seus componentes. In: ______. Didática: a aula como centro. São Paulo: FTD, 1997. p. 86-103.
NICOLESCU, B. Fundamentos metodológicos para o estudo transcultural e transreligioso. In: SOMMERMAN, A.; MELO, M. F. de; BARROS, V. M. de. (Org.). Educação e transdisciplinaridade II. São Paulo: Triom, 2002. p. 45-70.
PAIVA, C. E. de; SILVA, F. D. A. Concepções de avaliação dos profissionais da educação infantil da rede pública municipal de Ituiutaba, Minas Gerais. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 4, n. 2, p. 56-69, 2015.
ROM
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2017 Bruno de Sousa Lopes
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam em manter os direitos autorais e conceder à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.