Ações educacionais e movimentos populares em Ituiutaba, Minas Gerais (1960-1980)

Authors

  • Armindo Quillici Neto Universidade Federal de Uberlândia / Faculdades Integradas do Pontal
  • Betânia Oliveira Laterza Universidade Federal de Uberlândia / Faculdades Integradas do Pontal
  • Dulcinéia Gabriela Medeiros Santos Universidade Federal de Uberlândia / Faculdades Integradas do Pontal

DOI:

https://doi.org/10.14393/rep-v14n12015-art02

Keywords:

Educação Informal. Comunidade Eclesial de Base. Consciência Crítica. Difusão do Conhecimento.

Abstract

Nos anos de 1950 e 1960, a educação ocupava o quarto lugar nas prioridades orçamentárias do governo brasileiro. Além disso, a Lei de Diretrizes e Base da Educação (Lei 4.024/61) favoreceu a iniciativa privada na oferta de escolarização, o que excluía as camadas menos favorecidas da oferta de educação escolar. Nesse cenário, os movimentos sociais surgidos a partir da década de 60, aliados a outras organizações, viram-se obrigados a articular ações educacionais, como os esforços de alfabetização envidados por Paulo Freire. Este estudo enfoca essa questão ao problematizar a ação dos movimentos populares associadamente com a Comunidade Eclesial de Base (CEB) no município de Ituiutaba, Minas Gerais, em prol da difusão do conhecimento no período 1960-1980. A fim de verificar os resultados dessa ação, este estudo recorreu a relatos orais e textos impressos como fontes históricas. Os dados apontam uma atuação expressiva da CEB na educação informal de membros dos movimentos sociais. A ação desses grupos sociais, que não temeram punições da Igreja nem de governantes alinhados ao regime militar, suscitou a consciência crítica das pessoas quanto à divisão da renda, à luta de classes, à visão de que o sujeito constrói sua história e à luta contra ideologias que pregam o individualismo.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Armindo Quillici Neto, Universidade Federal de Uberlândia / Faculdades Integradas do Pontal

Graduação em Filosofia, Mestre em Filosofia e Doutor em Educação. Trabalha no Curso de Pedagogia da Faculdade de Ciências Integradas do Pontal - FACIP, da Universidade Federal de Uberlândia - UFU.

Betânia Oliveira Laterza, Universidade Federal de Uberlândia / Faculdades Integradas do Pontal

Betânia de Oliveira Laterza Ribeiro, possui graduação em Pedagogia pela Universidade de Uberaba (1983), foi a primeira discente do PROGRAMA DE P

Dulcinéia Gabriela Medeiros Santos, Universidade Federal de Uberlândia / Faculdades Integradas do Pontal

Pedagogia pela Faculdade de Ciências Integradas do Pontal - FACIP, da Universidade Federal de Uberlândia - UFU. Docente do Ensino Fundamental da Rede de Ensino do Estado de Minas Gerais.

References

BERRYMAN, P.; HOGAN, J. P. Liberation theology. New catholic encyclopedia. 2. ed. Farmington Hills: Gale Group, p. 545-549, jan. 2003.

BOFF, L. Igreja: carisma e poder. 2. ed. Rio de Janeiro: Record, 2010.

BOFF, L. Novas fronteiras da Igreja: o futuro de um povo a caminho. Campinas: Verus, 2004.

CARVALHO, C. H. Estado e Igreja Católica no Brasil e em Portugal: tensões no campo educacional (1940-1960). Alpha, Patos de Minas, v. 11, p. 9-21, ago. 2010.

COMISS

COMUNIDADES ECLESIAIS DE BASE. Coleção fé e vida: povo de Deus na América Latina a caminho da libertação. Duque de Caxias: Loyola, 1989. v. 3.

COMUNIDADES ECLESIAIS DE BASE. Coleção fé e vida: os encontros interclesiais de CEBs de Vitória a Duque de Caxias. São Paulo: Loyola, 1989. v. 8.

CONFEDERA

CONFEDERA

CONFER

CONFER

CUNHA, L. A.; G

CURY, C. R. A ideologia católica. In:_____. Ideologia e educação brasileira. São Paulo: Cortez e Moraes, 1978.

DOCUMENTOS PONTIFÍCIOS. Instrução sobre alguns aspectos da Teologia da Libertação. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 1984.

ENTREVISTADO A. [jul. 2011] . Entrevistadora: Dulcinéia Gabriela Medeiros Santos. Ituiutaba, 2011. 1 arquivo .mp3 (30 min.).

ENTREVISTADO B. [jul. 2011] . Entrevistadora: Dulcinéia Gabriela Medeiros Santos. Ituiutaba, 2011. 1 arquivo .mp3 (20 min.).

ENTREVISTADO C. [jul. 2011] . Entrevistador:a Dulcinéia Gabriela Medeiros Santos. Ituiutaba, 2011. 1 arquivo .mp3 (15 min.).

ENTREVISTADO D. [jul. 2011] . Entrevistadora: Dulcinéia Gabriela Medeiros Santos. Ituiutaba, 2011. 1 arquivo .mp3 (20 min.).

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

GEANEY, D. J. Catholic Action. New catholic encyclopedia. 2. ed. Farmington Hills: Gale Group, p. 275-277, 2003.

GOHN, M. G. História dos movimentos e lutas sociais: a construção da cidadania dos brasileiros. 4. ed. São Paulo: Loyola, 2001.

GRAMSCI, A. Os intelectuais e a organização da cultura. 9. ed. São Paulo: Círculo do Livro, 1995.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Recenseamentos de 1950 a 2000. Disponível em: <http://memoria.ibge.gov.br/sinteses-historicas/historicos-dos-censos/censos-demograficos>. Acesso em: 20 jul. 2014.

LEHER, R. Educação popular com estratégia política. In: JEZINE, E. et al. Educação e movimentos sociais: novos olhares. Campinas: Alínea, 2007.

LEVY, C. Influência e contribuição: a igreja católica progressista brasileira e o fórum social mundial. Relig. Soc., v. 29, n. 2, p. 177-197, 2009.

LOURO, G. L. A história (oral) da educação: algumas reflexões. Em aberto: ensino de história, Ano IX, n. 47, 1990.

MARTINS, J. S. As mudanças nas relações entre a sociedade e o Estado e a tendência à anomia nos movimentos sociais e nas organizações populares. São Paulo, 2000. Disponível em: http://www.scielo.br>. Acesso em: 23 nov. 2011.

MARX, K., ENGELS, F. Manifesto do partido comunista. In: LASKI, H. J. O Manifesto comunista de 1848. Rio de Janeiro: J. Zahar, 1967.

MURARO, V. F. Juventude Operária Católica. São Paulo: Brasiliense, 1985. (Coleção Tudo é História).

PACHECO, S. B. N. Colégio São José: gênese e funcionamento da escola dos estigmatinos em Ituiutaba

PREFEITURA DE ITUIUTABA/MG. Secretaria Municipal de Educação e Cultura. 2001- Centenário de Ituiutaba. Ituiutaba: EGIL, 2001.

RIBEIRO, B. O. L; SILVA, L. A. A.; QUILLICI NETO, A. Educação rural em Minas Gerais: gênese das escolas municipais de Ituiutaba

RIBEIRO, M. L. S. História da educação brasileira: a organização escolar. 2. ed. São Paulo: Cortez & Moraes, 1979.

ROMANELLI, O. O. História da educação no Brasil: 1930-1973. 35. ed. Petrópolis: Vozes, 2010.

SANFELICE, J. L. O manifesto dos educadores (1959) à luz da história. Educ. Soc., Campinas, v. 28, n. 99, p. 542

SAVIANI, D. História das ideias pedagógicas no Brasil. 2. ed. Campinas: Autores Associados, 2008.

SOUZA, N. Ação católica, militância leiga no Brasil: méritos e limites. Revista de Cultura Teológica, São Paulo, v. 14, n. 55, abr./jun. 2006. Disponível em: http://revistas.pucsp.br/index.php/culturateo/article/viewFile/15033/11226. Acesso em: 9 jun. 2015.

TRISCO, R. F.; KOMONCHAK, J. A. Vatican Council II. In: New catholic encyclopedia. Farmington Hills: Gale Group, 2003.

Published

2015-07-29

How to Cite

QUILLICI NETO, A.; LATERZA, B. O.; SANTOS, D. G. M. Ações educacionais e movimentos populares em Ituiutaba, Minas Gerais (1960-1980). Revista de Educação Popular , Uberlândia, v. 14, n. 1, p. 19–37, 2015. DOI: 10.14393/rep-v14n12015-art02. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/27696. Acesso em: 22 nov. 2024.