Análise do percurso escolar e o processo de delito dos assistidos pelo Programa Patronato Municipal da cidade de Guarapuava-PR

Authors

  • Viviane Silveira Batista Universidade Estadual do Centro-Oeste
  • Alessandro de Melo Universidade Estadual do Centro-Oeste

DOI:

https://doi.org/10.14393/rep-v13n22014-art07

Keywords:

Sistema Penitenciário, Delito, Questão Social, Escolarização.

Abstract

O Programa Patronato Municipal surgiu no Paraná, em 1976,
na cidade de Londrina, como uma experiência de extensão
universitária que objetivava a reinserção dos egressos do sistema
penitenciário na sociedade. Nessa perspectiva, neste estudo,
procuramos compreender as condições materiais vivenciadas
pelos assistidos pelo Programa Patronato Municipal da cidade de
Guarapuava-PR. A pesquisa foi realizada por meio de entrevistas
e relatos, analisados como representações dos indivíduos sobre
sua vida, seu percurso escolar e laboral. Metodologicamente, isso
significa que a pesquisa valorizou tais representações como indícios
importantes, tanto para as análises teóricas, na categorização das
representações, quanto para as pretensas medidas práticas e de
políticas públicas sugeridas. Constatamos que há um histórico de
exclusão escolar e familiar sofrido pelos assistidos pelo Programa,
que perpassa gerações. Os pais, em sua maioria, analfabetos ou
com baixa escolarização, foram excluídos e há persistência dessa
exclusão contínua. Verificamos que os participantes da pesquisa
não enxergam na escola a questão do fracasso como instituição
do Estado e, apesar de estar em segundo plano, a escola parece
ainda estar preservada nas falas dos entrevistados.

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Author Biography

Viviane Silveira Batista, Universidade Estadual do Centro-Oeste

Pedagoga, Assistente Social e Socióloga, Pós-Graduada em Docência para o Ensino Superior e Mestranda em Educação

Published

2014-12-30

How to Cite

SILVEIRA BATISTA, V.; DE MELO, A. Análise do percurso escolar e o processo de delito dos assistidos pelo Programa Patronato Municipal da cidade de Guarapuava-PR. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 13, n. 2, p. 94–108, 2014. DOI: 10.14393/rep-v13n22014-art07. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/27183. Acesso em: 25 aug. 2024.