Análise do percurso escolar e o processo de delito dos assistidos pelo Programa Patronato Municipal da cidade de Guarapuava-PR
DOI:
https://doi.org/10.14393/rep-v13n22014-art07Keywords:
Sistema Penitenciário, Delito, Questão Social, Escolarização.Abstract
O Programa Patronato Municipal surgiu no Paraná, em 1976,
na cidade de Londrina, como uma experiência de extensão
universitária que objetivava a reinserção dos egressos do sistema
penitenciário na sociedade. Nessa perspectiva, neste estudo,
procuramos compreender as condições materiais vivenciadas
pelos assistidos pelo Programa Patronato Municipal da cidade de
Guarapuava-PR. A pesquisa foi realizada por meio de entrevistas
e relatos, analisados como representações dos indivíduos sobre
sua vida, seu percurso escolar e laboral. Metodologicamente, isso
significa que a pesquisa valorizou tais representações como indícios
importantes, tanto para as análises teóricas, na categorização das
representações, quanto para as pretensas medidas práticas e de
políticas públicas sugeridas. Constatamos que há um histórico de
exclusão escolar e familiar sofrido pelos assistidos pelo Programa,
que perpassa gerações. Os pais, em sua maioria, analfabetos ou
com baixa escolarização, foram excluídos e há persistência dessa
exclusão contínua. Verificamos que os participantes da pesquisa
não enxergam na escola a questão do fracasso como instituição
do Estado e, apesar de estar em segundo plano, a escola parece
ainda estar preservada nas falas dos entrevistados.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam em manter os direitos autorais e conceder à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.