Educação comunitária para a participação na gestão democrática de Organização Não Governamental/Ong
DOI:
https://doi.org/10.14393/rep-v13n22014-art04Keywords:
Educação Comunitária, Gestão Democrática, Organizações não-governamentais.Abstract
O presente texto advém de pesquisas realizadas em uma instituição de saúde localizada na cidade de União da Vitória, no Paraná, e tem como objetivo verificar como se configura a prática pedagógica dos docentes que atuam em classes hospitalares. A metodologia adotada foram observações e entrevistas com questões semiestruturadas para os/as professores/as. Atualmente, o professor tem um universo de múltiplas possibilidades de atuação, como presídios, assentamentos, comunidades indígenas e quilombolas, empresas, sindicatos, programas televisivos, abrigos, entre tantos outros territórios educativos, dentre eles os hospitais. Essa diversidade de contextos educacionais tem mostrado que ensinar e aprender já não são mais ações restritas às escolas e que o papel do professor tem recebido outras nuances e se ampliado, assim como os campos para sua atuação. O professor já não é apenas um mediador do conhecimento, ele atende a diversas necessidades e passa a dar visibilidade a funções necessárias e que, até pouco tempo atrás, eram desconhecidas pela população e pelos próprios atores desse cenário tão brilhante que é a educação. A educação é direito de todos e dever do Estado e da família. O direito à educação se expressa como direito à aprendizagem e à escolarização, e toda criança e adolescente têm esse direito garantido, independente do período que irá passar no hospital. A classe hospitalar, além de garantir o direito ao acesso, à manutenção e à continuidade da escolarização, possibilita a redução dos riscos de fracasso escolar ou de evasão do sistema educacional na pós-hospitalização e o papel do docente neste contexto é primordial.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2014-12-30
How to Cite
PEREZ, D. Educação comunitária para a participação na gestão democrática de Organização Não Governamental/Ong. Revista de Educação Popular , Uberlândia, v. 13, n. 2, p. 49–64, 2014. DOI: 10.14393/rep-v13n22014-art04. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/26948. Acesso em: 20 nov. 2024.
Issue
Section
Original Articles
License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam em manter os direitos autorais e conceder à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.