Desafios para uma educação dialógica em tempos de tecnologias
DOI:
https://doi.org/10.14393/rep-v13n22014-art09Keywords:
Educação Popular, TIC, EaDAbstract
Este texto apresenta uma reflexão sobre a construção da educação dialógica a partir do contexto de propagação e apropriação de novas tecnologias de informação e comunicação nas relações cotidianas e educativas. Fundamentamos a importância da reflexão crítica sobre os processos de ensino-aprendizagem a distância, crescentes nas universidades brasileiras, e da identificação do afastamento do pensamento crítico no modelo global de educação formal hegemônico. Dialogamos com pesquisadores que discutem a educação popular e a utilização de tecnologias nos processos educacionais, sobretudo, na educação superior a distância. Ressaltamos a centralidade da contribuição da teoria e da prática de Paulo Freire (1979) sobre a função social da educação e a criação de condições para a formação de sujeitos críticos, ativos e reflexivos.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2014-12-30
How to Cite
FRANCO MARIANO, F. G. Desafios para uma educação dialógica em tempos de tecnologias. Revista de Educação Popular , Uberlândia, v. 13, n. 2, p. 124–132, 2014. DOI: 10.14393/rep-v13n22014-art09. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/26124. Acesso em: 25 nov. 2024.
Issue
Section
Original Articles
License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam em manter os direitos autorais e conceder à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.