Formação continuada no Pograma de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA/FIC) no IFTM/Uberaba (MG)
DOI:
https://doi.org/10.14393/rep-v12n22013-rel02Keywords:
Ensino Profissionalizante, Inovações Curriculares, Formação de ProfessoresAbstract
Este relato foi construído a partir das experiências Desenvolvido, em 2009 e 2010, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFTM), Campus Uberaba, o PROEJA/FIC destinou-se à formação continuada de docentes e técnicos administrativos dos municípios mineiros de Araguari, Conceição das Alagoas, Uberaba e Iturama. O programa buscou contextualizar questões didáticas e pedagógicas, articulando elementos comuns ao processo educativo. No desenvolvimento dos módulos de formação, indagações surgiram e orientaram a investigação. Os participantes responderam a um instrumento estruturado para levantamento de dados. Os resultados mostraram que não há concepções homogêneas de práticas necessárias à formação docente para atuação no PROEJA/FIC. As diferenças parecem indicar que as condições objetivas da vida cotidiana, na escola e na sociedade, manifestam-se nos significados que cada profissional atribui às práticas de ensino e de aprendizagem e ao próprio percurso formativo.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2013-12-06
How to Cite
FERREIRA, N. V. C.; VALLE, A. M. X. P. Formação continuada no Pograma de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA/FIC) no IFTM/Uberaba (MG). Revista de Educação Popular , Uberlândia, v. 12, n. 2, p. 123–133, 2013. DOI: 10.14393/rep-v12n22013-rel02. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/22825. Acesso em: 22 nov. 2024.
Issue
Section
Experience reports
License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam em manter os direitos autorais e conceder à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.