PEDAGOGIA E ANDRAGOGIA NA CONSTRUÇÃO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
DOI:
https://doi.org/10.14393/rep-v12n12013-rel04Keywords:
EJA, Educação, Andragogia, PedagogiaAbstract
Esse texto revela a necessidade de novos olhares sobre a forma de ensinar o adulto durante a alfabetização em salas de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Cabe ao professor de EJA considerar cultura, espaço, angústias e prazer, a fim de criar condições que levem o aluno a refletir sobre a importância do aprendizado e sua utilização na sociedade, trazendo para a sala de aula diferentes formas de pensar, levantando questionamentos que provoquem os alunos a refletir sobre o porquê de estarem aprendendo e de que forma esse aprendizado poderá ser utilizado em benefício próprio. A EJA não pode ser considerada como uma ação reparadora que necessita resgatar o tempo perdido durante a ausência na escola do aluno. A educação de adultos requer mais que métodos de ensino e material pronto e acabado. Sobretudo, deve-se considerar a bagagem diversificada dos alunos que necessita ser trabalhada em sala de aula e enriquecida pelo currículo escolar e seus conteúdos. A Andragogia, característica da aprendizagem de pessoas adultas, difere da Pedagogia por possuir uma didática voltada especificamente para jovens e adultos com contextos educativos muito heterogêneos e diversificados. Contribui para o entendimento de que tal diversidade, na EJA, engloba três funções, quais sejam: a reparadora, pois permite o retorno à sala de aula desse jovem/adulto; a equalizadora, por permitir que ele volte ao ponto de onde parou, sem qualquer prejuízo; e a função permanente, que propicia a atualização do conhecimento, aquele que vai acompanhá-lo pelo resto de suas vidas e pode ser chamado de qualificadora.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2013-06-27
How to Cite
KERN MARTINS, R. M. PEDAGOGIA E ANDRAGOGIA NA CONSTRUÇÃO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. Revista de Educação Popular , Uberlândia, v. 12, n. 1, 2013. DOI: 10.14393/rep-v12n12013-rel04. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/20331. Acesso em: 22 nov. 2024.
Issue
Section
Experience reports
License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam em manter os direitos autorais e conceder à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.