PEDAGOGIA E ANDRAGOGIA NA CONSTRUÇÃO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Autores

  • Rose Mary Kern Martins

DOI:

https://doi.org/10.14393/rep-v12n12013-rel04

Palavras-chave:

EJA, Educação, Andragogia, Pedagogia

Resumo

Esse texto revela a necessidade de novos olhares sobre a forma de ensinar o adulto durante a alfabetização em salas de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Cabe ao professor de EJA considerar cultura, espaço, angústias e prazer, a fim de criar condições que levem o aluno a refletir sobre a importância do aprendizado e sua utilização na sociedade, trazendo para a sala de aula diferentes formas de pensar, levantando questionamentos que provoquem os alunos a refletir sobre o porquê de estarem aprendendo e de que forma esse aprendizado poderá ser utilizado em benefício próprio. A EJA não pode ser considerada como uma ação reparadora que necessita resgatar o tempo perdido durante a ausência na escola do aluno. A educação de adultos requer mais que métodos de ensino e material pronto e acabado. Sobretudo, deve-se considerar a bagagem diversificada dos alunos que necessita ser trabalhada em sala de aula e enriquecida pelo currículo escolar e seus conteúdos. A Andragogia, característica da aprendizagem de pessoas adultas, difere da Pedagogia por possuir uma didática voltada especificamente para jovens e adultos com contextos educativos muito heterogêneos e diversificados. Contribui para o entendimento de que tal diversidade, na EJA, engloba três funções, quais sejam: a reparadora, pois permite o retorno à sala de aula desse jovem/adulto; a equalizadora, por permitir que ele volte ao ponto de onde parou, sem qualquer prejuízo; e a função permanente, que propicia a atualização do conhecimento, aquele que vai acompanhá-lo pelo resto de suas vidas e pode ser chamado de qualificadora.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rose Mary Kern Martins

Carioca, morando em Minas Gerais há mais de vinte anos, graduada em Pedagogia pela Universidade federal de Juiz de Fora em 2011 estou atuando nas séries iniciais do Ensino FundamentalI na rede pública municipal na cidade de Uberlândia na disciplina Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Cursando Especialização em EJA na Diversidade pela Universidade Federal de Minas Gerais (término novembro de 2012), aos 52 anos estou redescobrindo o mundo da leitura e escrita.

Downloads

Publicado

27-06-2013

Como Citar

KERN MARTINS, R. M. PEDAGOGIA E ANDRAGOGIA NA CONSTRUÇÃO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 12, n. 1, 2013. DOI: 10.14393/rep-v12n12013-rel04. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/20331. Acesso em: 22 jul. 2024.

Edição

Seção

Relatos de experiência