COMUNIDADE ECLESIAL DE BASE (CEBs) E A EDUCAÇÃO: CONTRIBUIÇÃO DOS MOVIMENTOS SOCIAIS PARA A FORMAÇÃO DOCENTE
DOI:
https://doi.org/10.14393/rep-v12n12013-art05Keywords:
CEBs, movimentos sociais, formação docente.Abstract
Este trabalho resulta das atividades desenvolvidas na disciplina Movimentos Sociais, do curso de pedagogia da FACIP-UFU. Estas atividades provocaram o encontro entre discente e os diversos movimentos sociais da cidade de Ituiutaba-MG. Neste trabalho, focaremos especialmente a Comunidade Eclesial de Base (CEBs), que surge através da Igreja Católica inicialmente no Chile depois chega até ao Brasil, e se reafirma em Ituiutaba na década de 1970. O nosso objetivo foi compreender até que ponto a atuação dos movimentos podem influenciar a formação docente. O trabalho foi desenvolvido na perspectiva de pesquisa historiográfica. Os dados foram coletados por meio de entrevistas com três participantes da referida comunidade, valorizando as fontes orais. Percebe-se que a CEBs muito contribuiu na formação da consciência crítica das pessoas, a ponto de as mesmas aderirem a instrumentos de luta e almejarem dias melhores para todos. Foram relevantes os debates sobre os movimentos populares para a nossa formação docente, pois foi possível adquirir conhecimentos sobre os mesmos que até então estavam silenciados. O acompanhamento das atividades desenvolvidas pela CEBs demonstrou a importância da luta pela cidadania e que esta luta passa pelo processo educacional feito de forma coletiva.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2013-06-27
How to Cite
RIBEIRO DIAS GONÇALVES, L.; MEDEIROS SANTOS, D. G. COMUNIDADE ECLESIAL DE BASE (CEBs) E A EDUCAÇÃO: CONTRIBUIÇÃO DOS MOVIMENTOS SOCIAIS PARA A FORMAÇÃO DOCENTE. Revista de Educação Popular , Uberlândia, v. 12, n. 1, 2013. DOI: 10.14393/rep-v12n12013-art05. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/20293. Acesso em: 19 nov. 2024.
Issue
Section
Original Articles
License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam em manter os direitos autorais e conceder à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.