Perfil dos alunos de cursos pré-vestibulares alternativos de Uberlândia, MG.
DOI:
https://doi.org/10.14393/REP-2011-20267Abstract
Esta investigação é um estudo exploratório sobre alguns aspectos da dinâmica organizacional e de funcionamento de cursinhos alternativos da cidade de Uberlândia, MG, em que foram ouvidos 250 alunos e 25 professores de 10 escolas diferentes. Estes cursinhos vêm sendo comumente originados por iniciativa popular e realizam importantes ações sociais para a universalização do ensino, formação para o trabalho e promoção humanística de pessoas de baixa renda, que constituem seu público-alvo. A dedicação dos professores, o ambiente cordial existente na sala de aula e a gratuidade do ensino foram os pontos positivos mais frequentes mencionados nos depoimentos dos alunos. Os aspectos negativos apontados relacionam-se à falta de infraestrutura e de recursos financeiros, decorrentes, principalmente, do fato destes cursinhos não contarem com apoio governamental, uma vez que não são reconhecidos pela Legislação Brasileira como modalidade de ensino. O estudo nos mostra que a busca pela justiça social, no que diz respeito às oportunidades de ensino para todos, está naturalmente florescendo em Uberlândia, com a criatividade e a simplicidade do trabalho voluntário.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2011 Mário da Silva Garrote Filho, Cecília Lomônaco
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam em manter os direitos autorais e conceder à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.