O diálogo entre a Educação Popular e a Educação do Campo com a Pedagogia da Alternância na busca por uma educação emancipadora
DOI:
https://doi.org/10.14393/REP-2023-69335Palabras clave:
Pedagogia da Alternância, Educação do Campo, Escola Família Agrícola, Educação PopularResumen
Este artigo foi motivado por uma pesquisa de Mestrado Profissional em Educação, que buscou fazer o entrelaçamento entre a Educação Popular, a Educação do Campo e a Pedagogia da Alternância, com o intuito de conhecer-reconhecer a constituição histórica da Escola Família Agrícola de São Bento do Chapéu, localizada no município de Domingos Martins/ES e suas contribuições para a educação dos povos campesinos da região. Por meio da trajetória constitutiva dos movimentos e das práticas empreendidas pela Educação Popular, Educação do Campo e Pedagogia da Alternância, buscamos compreender e analisar os processos constitutivos das proposições educativas, que, além do compromisso com a emancipação humana, também se comprometem com o trabalho como princípio educativo, na busca por uma educação emancipadora e não com a proposta do capital. A cada leitura, constatamos que a Educação Popular, juntamente com a Pedagogia da Alternância, constituem um fértil terreno para novos plantios e pesquisas como meio de luta para assegurar os direitos dos povos campesinos à educação.
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