O diálogo entre a Educação Popular e a Educação do Campo com a Pedagogia da Alternância na busca por uma educação emancipadora

Autores/as

  • Patrícia Hand Littig Escola Família Agrícola São Bento do Chapéu
  • Débora Monteiro do Amaral Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2023-69335

Palabras clave:

Pedagogia da Alternância, Educação do Campo, Escola Família Agrícola, Educação Popular

Resumen

Este artigo foi motivado por uma pesquisa de Mestrado Profissional em Educação, que buscou fazer o entrelaçamento entre a Educação Popular, a Educação do Campo e a Pedagogia da Alternância, com o intuito de conhecer-reconhecer a constituição histórica da Escola Família Agrícola de São Bento do Chapéu, localizada no município de Domingos Martins/ES e suas contribuições para a educação dos povos campesinos da região. Por meio da trajetória constitutiva dos movimentos e das práticas empreendidas pela Educação Popular, Educação do Campo e Pedagogia da Alternância, buscamos compreender e analisar os processos constitutivos das proposições educativas, que, além do compromisso com a emancipação humana, também se comprometem com o trabalho como princípio educativo, na busca por uma educação emancipadora e não com a proposta do capital. A cada leitura, constatamos que a Educação Popular, juntamente com a Pedagogia da Alternância, constituem um fértil terreno para novos plantios e pesquisas como meio de luta para assegurar os direitos dos povos campesinos à educação.

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Biografía del autor/a

  • Patrícia Hand Littig, Escola Família Agrícola São Bento do Chapéu

    Mestre em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo, Brasil; professora na Escola Família Agrícola São Bento do Chapéu, Espírito Santo, Brasil.

  • Débora Monteiro do Amaral, Universidade Federal do Espírito Santo

    Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos, São Paulo, Brasil; professora na Universidade Federal do Espírito Santo, Brasil.

Referencias

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Publicado

2024-01-16

Cómo citar

LITTIG, Patrícia Hand; AMARAL, Débora Monteiro do. O diálogo entre a Educação Popular e a Educação do Campo com a Pedagogia da Alternância na busca por uma educação emancipadora. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 22, n. 3, p. 41–61, 2024. DOI: 10.14393/REP-2023-69335. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/69335. Acesso em: 20 may. 2025.