A abordagem metodológica no Paif/Cras
um processo educativo inspirado nos Círculos de Cultura de Paulo Freire
DOI:
https://doi.org/10.14393/REP-2025-76094Palavras-chave:
Educação Popular (EP), Círculos de cultura freireanos, Centro de Referência de Assistência Social (Cras)Resumo
Este artigo apresenta o resultado de uma pesquisa realizada no Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), câmpus de Francisco Beltrão/PR. A pesquisa utilizou a abordagem metodológica do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif) no Centro de Referência de Assistência Social (Cras), em um processo educativo com a pedagogia freireana, a partir dos relatórios de um projeto de extensão que se desenvolveu no espaço do Cras Cidade Norte, em Francisco Beltrão/PR, no ano de 2023. O projeto de extensão recriou a metodologia dos Círculos de Cultura freireanos no trabalho formativo dos usuários, de forma que o processo nesse espaço intitulou-se, desde então, Círculos Dialógicos Socioeducativos (CDS), com uma proposta metodológica em três momentos: levantamento temático, problematização e ação. A pesquisa investigou o processo educativo presente na abordagem metodológica desenvolvida junto aos grupos socioeducativos do Paif/Cras, por meio dos CDS desenvolvidos. Identificou-se que a pedagogia freireana como abordagem metodológica contribui para alcançar os objetivos do Paif, fortalecendo os vínculos comunitários, incentivando a autonomia e promovendo a reflexão e a transformação da realidade.
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