A abordagem metodológica no Paif/Cras

um processo educativo inspirado nos Círculos de Cultura de Paulo Freire

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2025-76094

Palavras-chave:

Educação Popular (EP), Círculos de cultura freireanos, Centro de Referência de Assistência Social (Cras)

Resumo

Este artigo apresenta o resultado de uma pesquisa realizada no Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), câmpus de Francisco Beltrão/PR. A pesquisa utilizou a abordagem metodológica do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif) no Centro de Referência de Assistência Social (Cras), em um processo educativo com a pedagogia freireana, a partir dos relatórios de um projeto de extensão que se desenvolveu no espaço do Cras Cidade Norte, em Francisco Beltrão/PR, no ano de 2023. O projeto de extensão recriou a metodologia dos Círculos de Cultura freireanos no trabalho formativo dos usuários, de forma que o processo nesse espaço intitulou-se, desde então, Círculos Dialógicos Socioeducativos (CDS), com uma proposta metodológica em três momentos: levantamento temático, problematização e ação. A pesquisa investigou o processo educativo presente na abordagem metodológica desenvolvida junto aos grupos socioeducativos do Paif/Cras, por meio dos CDS desenvolvidos. Identificou-se que a pedagogia freireana como abordagem metodológica contribui para alcançar os objetivos do Paif, fortalecendo os vínculos comunitários, incentivando a autonomia e promovendo a reflexão e a transformação da realidade.

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Biografia do Autor

  • Jordanna Peliser Fachinello de Souza, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

    Mestra em Educação pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Brasil; membro do Grupo de Pesquisa Formação Humana, Educação e Movimentos Sociais Populares.

  • Cecília Maria Ghedini, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

    Doutora em Políticas Públicas e Formação Humana pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil; professora na Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Brasil; coordernadora do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – Subprojeto Pedagogia na Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Brasil; membro do Grupo de Pesquisa Formação Humana, Educação e Movimentos Sociais Populares.

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Publicado

10-09-2025

Como Citar

SOUZA, Jordanna Peliser Fachinello de; GHEDINI, Cecília Maria. A abordagem metodológica no Paif/Cras: um processo educativo inspirado nos Círculos de Cultura de Paulo Freire. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 24, n. 2, p. 184–202, 2025. DOI: 10.14393/REP-2025-76094. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/76094. Acesso em: 19 dez. 2025.