Práxis inclusivas na Educação Física
problematizações entre Paulo Freire e a Pesquisa-Ação
DOI:
https://doi.org/10.14393/REP-2025-75167Palavras-chave:
Educação Física, Educação inclusiva, Pesquisa-ação, Paulo FreireResumo
Este trabalho trata-se de um estudo qualitativo, de caráter teórico-crítico, bibliográfico. Logo, objetivou discutir as principais tensões e/ou desafios teórico-epistemológicos atravessadores na promoção de práxis inclusivas em contextos escolares da Educação Física. Problematiza, do mesmo modo, as contribuições entre as abordagens freireanas e a pesquisa-ação, tendo em vista favorecer reconfigurações do estatuto epistemológico que sustentam as práticas hegemônicas e excludentes, responsáveis pela discriminação e pela exclusão social. Além disso, defende que a pesquisa-ação, em intersecção com as contribuições freireanas, favorece a promoção de projetos escolares “inéditos-viáveis” de Educação Física, coletivos e socialmente implicados com pressupostos emancipatórios e inclusivos, assentados em laços de afeto, como o cuidado próprio e com outras pessoas. Nesse viés, acolher e celebrar a diferença torna-se uma condição indispensável à promoção de valores mais condizentes com a justiça social.
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