Práxis inclusivas na Educação Física

problematizações entre Paulo Freire e a Pesquisa-Ação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2025-75167

Palavras-chave:

Educação Física, Educação inclusiva, Pesquisa-ação, Paulo Freire

Resumo

Este trabalho trata-se de um estudo qualitativo, de caráter teórico-crítico, bibliográfico. Logo, objetivou discutir as principais tensões e/ou desafios teórico-epistemológicos atravessadores na promoção de práxis inclusivas em contextos escolares da Educação Física. Problematiza, do mesmo modo, as contribuições entre as abordagens freireanas e a pesquisa-ação, tendo em vista favorecer reconfigurações do estatuto epistemológico que sustentam as práticas hegemônicas e excludentes, responsáveis pela discriminação e pela exclusão social. Além disso, defende que a pesquisa-ação, em intersecção com as contribuições freireanas, favorece a promoção de projetos escolares “inéditos-viáveis” de Educação Física, coletivos e socialmente implicados com pressupostos emancipatórios e inclusivos, assentados em laços de afeto, como o cuidado próprio e com outras pessoas. Nesse viés, acolher e celebrar a diferença torna-se uma condição indispensável à promoção de valores mais condizentes com a justiça social.

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Biografia do Autor

  • Maria das Graças Carvalho Silva de Sá, Universidade Federal do Espírito Santo

    Doutora em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo, Brasil; pós-doutoral em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos, São Paulo, Brasil; professora na Universidade Federal do Espírito Santo, Brasil; líder do Grupo de Pesquisa "Núcleo de Estudos e Pesquisa em Educação Física na Perspectiva Inclusiva".

  • Flaviane Lopes Siqueira Salles, Universidade Federal do Espírito Santo

    Doutoranda em Educação Física na Universidade Federal do Espírito Santo, Brasil; professora no ensino básico da Rede Municipal de Cariacica, Espírito Santo, Brasil.

  • Maurício Barcelos de Barros Cruz, Universidade Federal do Espírito Santo

    Doutorando em Educação Física na Universidade Federal do Espírito Santo, Brasil; professor na Escola Estadual Abílio Rodrigues Patto, Minas Gerais, Brasil.

  • Fabiana Zanol Araújo, Universidade Federal do Espírito Santo

    Doutoranda em Educação Física na Universidade Federal do Espírito Santo, Brasil; professora de educação básica na Prefeitura Municipal de Vitória, Espírito Santo, Brasil; membra do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Educação Física na Perspectiva Inclusiva.

  • Daniela Lima Bonfat, Universidade Federal do Espírito Santo

    Doutoranda em Educação Física na Universidade Federal do Espírito Santo, Brasil; membra do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Educação Física e Inclusão; membra do Laboratório de Educação Física Adaptada.

  • Denise Meyrelles de Jesus, Universidade Federal do Espírito Santo

    Doutora em Psicologia pela Universidade de Calif´órnia, Los Angeles, Estados Unidos; pós-doutoral em Educação Especial pela Universidade de São Paulo, Brasil; pós-doutoral em Educação Especial pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil; professora na Universidade Federal do Espírito Santo, Brasil.

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Publicado

10-09-2025

Como Citar

SÁ, Maria das Graças Carvalho Silva de; SALLES, Flaviane Lopes Siqueira; CRUZ, Maurício Barcelos de Barros; ARAÚJO, Fabiana Zanol; BONFAT, Daniela Lima; JESUS, Denise Meyrelles de. Práxis inclusivas na Educação Física: problematizações entre Paulo Freire e a Pesquisa-Ação. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 24, n. 2, p. 125–144, 2025. DOI: 10.14393/REP-2025-75167. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/75167. Acesso em: 5 dez. 2025.