Vaga-lumes na educação

entrevista com uma professora que enfrenta a “roda-viva” da educação básica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2025-74868

Palavras-chave:

Docência, Escola, Trabalho, Saúde, Adoecimento

Resumo

Este trabalho apresenta um relato de experiência que narra uma entrevista realizada com uma professora da educação básica. O objetivo foi compreender como ela percebe seu trabalho e como ele impacta sua qualidade de vida. Para isso, utilizou-se uma entrevista semiestruturada, cujas respostas foram articuladas aos conceitos discutidos a partir de revisão bibliográfica sobre a temática. Os resultados indicam um crescente adoecimento docente, o que demanda seu reconhecimento e tratamento como uma questão de saúde pública. Isso contribui para a ampliação do debate sobre a qualidade de vida do professor, visto que é fundamental a construção de espaços de escuta, como o proporcionado à professora por meio da entrevista supracitada. Ademais, isso evidencia que o diálogo sobre a prática docente pode ser uma ferramenta valiosa para prevenir e enfrentar os desafios da profissão.

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Biografia do Autor

  • Juliana Aparecida Bohn, Universidade Feevale

    Doutoranda em Diversidade Cultural e Inclusão Social na Universidade Feevale, Rio Grande do Sul, Brasil; professora da Rede Municipal de Educação de Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul, Brasil.

  • Rosemari Lorenz Martins, Universidade Feevale

    Doutora em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Brasil; coordenadora do Programa em Diversidade Cultural e Inclusão Social da Universidade Feevale, Rio Grande do Sul, Brasil; professora na Universidade Feevale, Rio Grande do Sul, Brasil; líder do Grupo de Pesquisa “Leitura, Letramentos, Tecnologias e Inclusão Social”.

  • Viviane Cristina de Mattos Battistello, Universidade Feevale

    Doutora em Diversidade Cultural e Inclusão Social pela Universidade Feevale, Rio Grande do Sul, Brasil; estágio pós-doutoral em Diversidade Cultural e Inclusão Social na Universidade Feevale, Rio Grande do Sul, Brasil.

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Publicado

10-09-2025

Como Citar

BOHN, Juliana Aparecida; MARTINS, Rosemari Lorenz; BATTISTELLO, Viviane Cristina de Mattos. Vaga-lumes na educação: entrevista com uma professora que enfrenta a “roda-viva” da educação básica. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 24, n. 2, p. 436–452, 2025. DOI: 10.14393/REP-2025-74868. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/74868. Acesso em: 5 dez. 2025.