As práticas populares de saúde e a formação de estudantes universitários

vivências em uma atividade curricular de integração ensino-pesquisa-extensão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2025-74779

Palavras-chave:

Educação Popular em Saúde (EPS), Práticas populares de saúde, Formação em saúde

Resumo

A Educação Popular tem sido crucial na formação de profissões na área da saúde, por meio da utilização de processos pedagógicos participativos para aprimoramento do SUS. Desse modo, o objetivo deste estudo foi compreender os sentidos e os significados das vivências com as Práticas Populares e as Práticas Integrativas e Complementares (Pics) de saúde na formação dos participantes da atividade curricular de integração ensino-pesquisa-extensão “Práticas Populares de Saúde”. A construção da pesquisa foi realizada a partir da análise de registros das vivências por meio de portfólios reflexivos, produzidos pelos participantes. Conforme observado nas narrativas e nos registros, houve relatos sobre ressignificações de conhecimentos, questionamentos e reflexões sobre cenários reais e almejados. Destaca-se a importância da utilização de uma metodologia que permita aos participantes a integração entre reflexão e prática, baseada na concepção da Educação Popular em Saúde, mostrando-se efetiva no processo de aprendizagem significativa. Conclui-se que as atividades de extensão sobre Práticas Populares e Pics possuem relevância na atualidade, evidenciando seus impactos positivos na formação dos participantes. Observou-se um aumento na busca por essas práticas durante a pandemia de Covid-19, que contribuíram para o autoconhecimento; o bem-estar físico e psicológico; a ressignificação de conhecimentos e o protagonismo na formação.

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Biografia do Autor

  • Aline Barreto de Almeida Nordi, Universidade Federal de São Carlos

    Doutora em Saúde Coletiva pela Universidade Federal de São Paulo, Brasil; pós-doutoral em Ciência, Tecnologia e Sociedade pela Universidade Federal de São Carlos, São Paulo, Brasil; professora na Universidade Federal de São Carlos, São Paulo, Brasil; líder do Grupo de Pesquisa "Educação Popular em Saúde".

  • Renata Postel Moreira, Fundação Getúlio Vargas

    Especialista em Gestão em Negócios pela Fundação Getúlio Vargas, Rio de Janeiro, Brasil.

  • Nathalia Hristov, Universidade Federal de São Carlos

    Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de São Carlos, São Paulo, Brasil.

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Publicado

10-09-2025

Como Citar

NORDI, Aline Barreto de Almeida; MOREIRA, Renata Postel; HRISTOV, Nathalia. As práticas populares de saúde e a formação de estudantes universitários: vivências em uma atividade curricular de integração ensino-pesquisa-extensão. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 24, n. 2, p. 293–312, 2025. DOI: 10.14393/REP-2025-74779. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/74779. Acesso em: 5 dez. 2025.