As práticas populares de saúde e a formação de estudantes universitários
vivências em uma atividade curricular de integração ensino-pesquisa-extensão
DOI:
https://doi.org/10.14393/REP-2025-74779Palavras-chave:
Educação Popular em Saúde (EPS), Práticas populares de saúde, Formação em saúdeResumo
A Educação Popular tem sido crucial na formação de profissões na área da saúde, por meio da utilização de processos pedagógicos participativos para aprimoramento do SUS. Desse modo, o objetivo deste estudo foi compreender os sentidos e os significados das vivências com as Práticas Populares e as Práticas Integrativas e Complementares (Pics) de saúde na formação dos participantes da atividade curricular de integração ensino-pesquisa-extensão “Práticas Populares de Saúde”. A construção da pesquisa foi realizada a partir da análise de registros das vivências por meio de portfólios reflexivos, produzidos pelos participantes. Conforme observado nas narrativas e nos registros, houve relatos sobre ressignificações de conhecimentos, questionamentos e reflexões sobre cenários reais e almejados. Destaca-se a importância da utilização de uma metodologia que permita aos participantes a integração entre reflexão e prática, baseada na concepção da Educação Popular em Saúde, mostrando-se efetiva no processo de aprendizagem significativa. Conclui-se que as atividades de extensão sobre Práticas Populares e Pics possuem relevância na atualidade, evidenciando seus impactos positivos na formação dos participantes. Observou-se um aumento na busca por essas práticas durante a pandemia de Covid-19, que contribuíram para o autoconhecimento; o bem-estar físico e psicológico; a ressignificação de conhecimentos e o protagonismo na formação.
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