Prática de ensino destinada ao desenvolvimento da competência de diferenciar fato de opinião em estudantes com dificuldades de aprendizagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2025-74279

Palavras-chave:

Inclusão escolar, Intervenção educacional, Escolarização

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo organizar e avaliar os efeitos de um programa de intervenção para estudantes com dificuldade de aprendizagem na aquisição da habilidade de distinção entre fato e opinião. A proposta trata-se de um estudo experimental com tratamento alternado. Os participantes da pesquisa foram três estudantes matriculados no quinto ano do ensino fundamental em uma escola pública municipal do Piauí (PI). O delineamento experimental envolveu a utilização de três fases: linha de base, intervenção e follow-up. O programa de intervenção foi realizado por meio da apresentação de vídeos e trechos de textos impressos contendo gêneros textuais diversificados, para possibilitar a visualização, leitura, análise e distinção entre fato e opinião. Logo, analisou-se o envolvimento dos estudantes, o impacto do uso da tecnologia no ensino e o ambiente de aprendizagem durante a intervenção. Após a conclusão da intervenção, os dados evidenciaram que o impacto do ensino foi positivo, com a manutenção das habilidades adquiridas no follow-up. A abordagem experimental revelou que os participantes não somente dominaram a habilidade proposta, como demonstraram maior capacidade comunicativa, ampliaram seu vocabulário expressivo, apresentaram autonomia na execução das atividades e se envolveram mais ativamente com seus colegas.

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Biografia do Autor

  • Jane Moreira, Universidade Federal de São Carlos

    Doutoranda em Educação Especial na Universidade Federal de São Carlos, São Paulo, Brasil; professora da Rede Estadual de Minas Gerais, Brasil.

  • Marília Carollyne Soares de Amorim, Universidade Federal de São Carlos

    Doutoranda em Educação na Universidade Federal de São Carlos, São Paulo, Brasil.

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Publicado

10-09-2025

Como Citar

MOREIRA, Jane; AMORIM, Marília Carollyne Soares de. Prática de ensino destinada ao desenvolvimento da competência de diferenciar fato de opinião em estudantes com dificuldades de aprendizagem. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 24, n. 2, p. 453–468, 2025. DOI: 10.14393/REP-2025-74279. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/74279. Acesso em: 8 dez. 2025.