Prática de ensino destinada ao desenvolvimento da competência de diferenciar fato de opinião em estudantes com dificuldades de aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.14393/REP-2025-74279Palavras-chave:
Inclusão escolar, Intervenção educacional, EscolarizaçãoResumo
Esta pesquisa tem como objetivo organizar e avaliar os efeitos de um programa de intervenção para estudantes com dificuldade de aprendizagem na aquisição da habilidade de distinção entre fato e opinião. A proposta trata-se de um estudo experimental com tratamento alternado. Os participantes da pesquisa foram três estudantes matriculados no quinto ano do ensino fundamental em uma escola pública municipal do Piauí (PI). O delineamento experimental envolveu a utilização de três fases: linha de base, intervenção e follow-up. O programa de intervenção foi realizado por meio da apresentação de vídeos e trechos de textos impressos contendo gêneros textuais diversificados, para possibilitar a visualização, leitura, análise e distinção entre fato e opinião. Logo, analisou-se o envolvimento dos estudantes, o impacto do uso da tecnologia no ensino e o ambiente de aprendizagem durante a intervenção. Após a conclusão da intervenção, os dados evidenciaram que o impacto do ensino foi positivo, com a manutenção das habilidades adquiridas no follow-up. A abordagem experimental revelou que os participantes não somente dominaram a habilidade proposta, como demonstraram maior capacidade comunicativa, ampliaram seu vocabulário expressivo, apresentaram autonomia na execução das atividades e se envolveram mais ativamente com seus colegas.
Downloads
Referências
BENITEZ, P.; DOMENICONI, C.; BONDIOLI, R. M. Delineamento experimental em Análise do Comportamento: discussão sobre o seu uso em intervenções educacionais inclusivas. Psicologia USP, São Paulo, v. 30, p. e190003, 2019. DOI 10.1590/0103-6564e190003a. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pusp/a/X5QG4JsckZRzPqwVbpcj95d/. Acesso em: 29 nov. 2023.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: educação é a base. Brasília: MEC, 2017. Disponível em: https://observatoriodoensinomedio.ufpr.br/wp-content/uploads/2017/04/BNCC-Documento-Final.pdf. Acesso em: 11 dez. 2023.
BRASIL. Ministério da Educação. Relatório de Competências na Ibero – América: Análise do Pisa 2018. Brasília: MEC, 2018.
EBERSOLD, S. La grammaire de l’accessibilité. Éducation et Societés, [S. l.], v. 44, n. 2, p. 31-47, 2O19. DOI 10.3917/es.044.0031. Disponível em: www.cairn.info/revue-education-et-societes-2019-2-page-29.htm. Acesso em: 29 nov. 2023.
GAST, D. L.; HAMMOND, D. Withdrawal and reversal designs. In: GAST, D. L. Single subject research methodology in behavioral sciences. Abingdon: Routlegde, 2010. p. 234-276.
TAWNEY, J. W.; GAST, D. L. Dependent measures and measurement systems. In: TAWNEY, J. W.; GAST, D. L. (org.). Single subject research in special education. Columbus: Merrill Pub Co, 1984. p. 112-141.
LOURENÇO, E. A. G.; HAYASHI, M. C. P. I.; ALMEIDA, M. A. Delineamentos intrassujeitos nas dissertações e teses do PPGEES/UFSCAR. Revista Brasileira de Educação Especial, Marília, v. 15, n. 2, p. 319-336, maio/ago. 2009. DOI 10.1590/S1413-65382009000200010. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo. php?script=sci_arttext&pid=S1982- 12472010000200008. Acesso em: 29 nov. 2023.
MENDES, E. G. Breve histórico da educação especial no Brasil. Educación y Pedagogía, Medelín, v. 22, n. 57, maio/ago. 2010. Disponível em: https://revistas.udea.edu.co/index.php/revistaeyp/article/download/9842/9041/. Acesso em: 11 dez. 2023.
RODRIGUES, V.; ALMEIDA, M. A. Implementação do Pecs Associado ao Point-Of-View Video Modeling na educação infantil para crianças com autismo. Revista Brasileira de Educação Especial, Bauru, v. 26, n. 3, p. 403-420, jul./set. 2020. DOI 10.1590/1980-54702020v26e0092. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbee/a/SQFTckvwnhvdgNkWdt4fKyr/?lang=pt. Acesso em: 20 nov. 2023.
VELASCO, S. M.; GARCIA-MIJARES, M.; TOMANARI, G. Y. Fundamentos metodológicos da pesquisa em análise experimental do comportamento. Psicologia em Pesquisa, Juiz de Fora, v. 4, n. 2, p. 150-155, jul./dez. 2010. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-12472010000200008. Acesso em: 20 nov. 2023.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Jane Moreira, Marília Carollyne Soares de Amorim

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam em manter os direitos autorais e conceder à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.


