Educação do campo e educação popular

enlaces conceituais e contribuições à educação dos povos campesinos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2024-74261

Palavras-chave:

Educação do campo, Educação popular, Contra-hegemonia, Movimentos sociais

Resumo

Este artigo discute as aproximações teórico-conceituais entre Educação do Campo e Educação Popular a partir da questão: quais as aproximações teórico-conceituais entre a Educação Popular e a Educação do Campo, e como estas contribuem para a educação dos povos campesinos? Buscamos compreender os conceitos fundantes e as aproximações teórico-práticas em vista do fortalecimento do seu campo epistemológico e político-pedagógico. O artigo resulta de uma pesquisa bibliográfica qualitativa, cujas fontes são os Cadernos 1 e 7 da Coleção Por uma Educação do Campo, publicação da primeira Conferência Nacional de Educação do Campo (1998) e da segunda, em 2007. Os autores que fundamentam este estudo são Molina e Freitas (2011); Fernandes e Molina (2004); Caldart (2004); Brandão (2006); Carrillo (2013) e Freire (1967, 1974, 1996). Os resultados apontam que o maior e mais forte enlace teórico-conceitual entre a Educação Popular e a Educação do Campo é o reconhecimento da educação como prática social, contra-hegemônica, emancipatória e contextualizada, comprometida com a busca do “ser mais”.

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Biografia do Autor

Juliana França de Santana, Universidade Federal da Paraíba

Mestranda em Educação na Universidade Federal da Paraíba, Brasil; membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Observatório da Educação Popular (UFPB/CNPq) e do projeto de extensão "Patrimônio Cultural e Educação Popular: caminhos para uma educação patrimonial popular". 

Ana Célia Silva Menezes, Universidade Federal da Paraíba

Doutora em Educação pela Universidade Federal da Paraíba, Brasil; professora da Universidade Federal da Paraíba, Brasil; pesquisadora do Observatório da Educação Popular e do Grupo de Pesquisa em Currículo, Formação de Professores/as e Pesquisa (Auto)biográfica (CNPq).

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Publicado

01-11-2024

Como Citar

SANTANA, J. F. de; MENEZES, A. C. S. Educação do campo e educação popular: enlaces conceituais e contribuições à educação dos povos campesinos. Revista de Educação Popular, Uberlândia, n. Edição Especial, p. 6–24, 2024. DOI: 10.14393/REP-2024-74261. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/74261. Acesso em: 21 dez. 2024.