Quem são os alunos da Licenciatura em Educação do Campo/Ciências da Natureza da Universidade Federal do Piauí?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2024-74259

Palavras-chave:

Educação do campo, Perfil discente, Formação

Resumo

Este estudo está inserido no contexto da formação de professores do curso de Licenciatura em Educação do Campo/Ciências da Natureza da Universidade Federal do Piauí, campus de Picos/PI, destinado à formação de educadores para as escolas do campo. Objetiva compreender o perfil dos alunos do curso a partir de uma análise das turmas de discentes que estão no início, no meio e em fase de conclusão do curso, identificando os dados pessoais, os aspectos geográficos, o perfil socioeconômico, os aspectos formativos e os aspectos profissionais. O contexto empírico da pesquisa se deu no próprio curso. Os sujeitos da pesquisa foram 161 alunos, matriculados em seis turmas ativas do curso, todos respondentes de um questionário aplicado para a construção e análise dos dados. Os resultados evidenciam o alcance do curso no perfil de alunado do campo e de baixa renda, observando-se mudança de perfil. O estudo conclui que o aluno do campo busca a formação superior frente às dificuldades econômicas para manter-se no curso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fábio Soares da Paz, Universidade Federal do Piauí

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia, Minas Gerais, Brasil; professor na Universidade Federal do Piauí, Brasil.

Sandro Rogério Vargas Ustra, Universidade Federal de Uberlândia

Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo, Brasil; professor na Universidade Federal de Uberlândia, Minas Gerais, Brasil.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Edital nº 008/2018 – UFPI. Processo seletivo para o curso de licenciatura em educação do campo (LEdoC) - 2019.1. Teresina: MEC, 2018. Disponível em: http://copese.ufpi.br/subsiteFiles/copesenovo/arquivos/files/Edital_08_2018_ledoc(1).pdf. Acesso em: 10 jan. 2023.

INEP. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Panorama da educação no campo. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2007.

INEP. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Censo escolar da educação básica. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2023.

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Estatísticas sociais – 2018. Rio de Janeiro, 2018. Disponível em: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-sala-de-imprensa/2013-agencia-de-noticias/releases/25989-pretos-ou-pardos-estao-mais-escolarizados-mas-desigualdade-em-relacao-aos-brancos-permanece. Acesso em: 29 dez. 2023.

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. O rural e o urbano na delimitação e classificação dos setores censitários: a base territorial para o Censo - 2020. Rio de Janeiro, 2020. Disponível em: https://eventos.ibge.gov.br/downloads/sru2018/apresentacoes/03outubro/Mesa%203/GABRIEL%20BIAS%20FORTES/Resumo_CETE_Sem_Rural_Urbano.doc#:~:text=A%20Base%20Territorial%20do%20IBGE,%2C%20servi%C3%A7os%20e%20atividades%20agropecu%C3%A1rias). Acesso em: 27 dez. 2023.

BRITO, N. S. Formação de professores e professoras em educação do campo por área de conhecimento – ciências da natureza e matemática. In: MOLINA, M. C.; SÁ, L. M. (org.). Licenciaturas em educação do campo: registros e reflexões a partir das experiências-piloto (UFMG, UnB; UFBA e UFS). Belo Horizonte: Autêntica, 2011. p. 165-178.

CASTRO, E. G. Balanço e perspectivas. In: CARNEIRO, M. J.; CASTRO, E. G. (org.). Juventude rural em perspectiva. Rio de Janeiro: Mauad X, 2007.

FERNANDES, M. O.; PAIVA, I. A.; RÊGO, M. C. F. D. O perfil dos estudantes de educação do campo em nível superior comparados à média nacional: um estudo sobre a LEDOC/UFERSA e PRONERA/UFRN/MST. In: SILVA, F. C.; SILVA, M. F.; SANTOS, M. F. (org.). Educação do campo: perspectivas plurais e emergentes. Teresina: UFPI, 2022. p. 46-59.

GUIMARÃES, V. S. Formação de professores: saberes, identidade e profissão. Campinas: Papirus, 2004.

IMBERNÓN, F. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2010.

MELO, R. A.; MELO, K. R. A.; REGO, J. V. Perfil socioeconômico, formativo e profissional de estudantes da Licenciatura em Educação do Campo da UFPI. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 49, 2023. DOI 10.1590/S1678-4634202349247481. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/208202. Acesso em: 19 ago. 2024.

MINAYO, M. C. et al. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 24. ed. Petrópolis: Vozes, 1994.

MOLINA, M. C.; SÁ, M. L. (org.). Licenciaturas em educação do campo: registros e reflexões a partir das experiências-piloto (UFMG; UNB UFBA e UFS). Belo Horizonte: Autêntica, 2011. p. 35-61.

PIMENTA, S. G. Formação de professores: identidade e saberes da docência. In: PIMENTA, S. G. (org.). Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez, 1999. p. 15-34.

RICHARDSON, R. J. Pesquisa social: métodos e técnicas. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2009.

RISTOFF, D. O novo perfil do campus brasileiro: uma análise do perfil socioeconômico do estudante de graduação. Revista Avaliação, Sorocaba, v. 19, n. 3, p. 723-747, 2014. DOI 10.1590/S1414-40772014000300010. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/2058. Acesso em: 11 ago. 2024.

SANTANA, J. F.; PIRES, S. O ensino superior de Parnaíba pelo perfil de jovens rurais e pescadores das ciências da natureza do CMRV/UFPI. In: SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 15., 2016, Teresina. Anais [...]. Teresina: UFPI, 2016. p. 1-3. Disponível em: http://sis.ufpi.br/25sic/documentos/resumos/modalidade/humanas/Jullyane_Frazao_Santana.pdf. Acesso em: 23 mar. 2023.

SOUSA, D. S.; PAZ, F. S. Residência pedagógica: formação de professores da educação do campo/ciências da natureza (LEDOC/CN). In: SIMPÓSIO SUL-AMERICANO DE PESQUISA EM ENSINO DE CIÊNCIAS, 2., 2023, Chapecó. Anais [...]. Chapecó: UFFS, 2023. p. 1-6.

STROPASOLAS, V. L. Juventude rural: uma categoria social em construção. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE SOCIOLOGIA, 12., 2005. Anais [...]. Belo Horizonte: UFMG, 2023. Disponível em: https://portal.sbsociologia.com.br/portal/index.php?option=com_docman&task=doc_download&gid=65&Itemid=170. Acesso em: 23 abr. 2023.

TAFFAREL, C. N. Z.; MOLINA, M. C. Política educacional e educação do campo. In: CALDART, R. S. et al. (org.). Dicionário da educação do campo. Rio de Janeiro; São Paulo: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio; Expressão Popular, 2012. p. 569-576.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ. Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Educação do Campo. Picos, 2017.

WANDERLEY, M. N. B. Jovens rurais de pequenos municípios de Pernambuco: que sonhos para o futuro. In: CARNEIRO, M. J.; CASTRO, E. G. (org.). Juventude rural em perspectiva. Rio de Janeiro: Mauad X, 2007. p. 21-33.

Downloads

Publicado

01-11-2024

Como Citar

PAZ, F. S. da; USTRA, S. R. V. Quem são os alunos da Licenciatura em Educação do Campo/Ciências da Natureza da Universidade Federal do Piauí?. Revista de Educação Popular, Uberlândia, n. Edição Especial, p. 263–280, 2024. DOI: 10.14393/REP-2024-74259. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/74259. Acesso em: 21 nov. 2024.