Quem são os alunos da Licenciatura em Educação do Campo/Ciências da Natureza da Universidade Federal do Piauí?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2024-74259

Palavras-chave:

Educação do campo, Perfil discente, Formação

Resumo

Este estudo está inserido no contexto da formação de professores do curso de Licenciatura em Educação do Campo/Ciências da Natureza da Universidade Federal do Piauí, campus de Picos/PI, destinado à formação de educadores para as escolas do campo. Objetiva compreender o perfil dos alunos do curso a partir de uma análise das turmas de discentes que estão no início, no meio e em fase de conclusão do curso, identificando os dados pessoais, os aspectos geográficos, o perfil socioeconômico, os aspectos formativos e os aspectos profissionais. O contexto empírico da pesquisa se deu no próprio curso. Os sujeitos da pesquisa foram 161 alunos, matriculados em seis turmas ativas do curso, todos respondentes de um questionário aplicado para a construção e análise dos dados. Os resultados evidenciam o alcance do curso no perfil de alunado do campo e de baixa renda, observando-se mudança de perfil. O estudo conclui que o aluno do campo busca a formação superior frente às dificuldades econômicas para manter-se no curso.

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Biografia do Autor

Fábio Soares da Paz, Universidade Federal do Piauí

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia, Minas Gerais, Brasil; professor na Universidade Federal do Piauí, Brasil.

Sandro Rogério Vargas Ustra, Universidade Federal de Uberlândia

Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo, Brasil; professor na Universidade Federal de Uberlândia, Minas Gerais, Brasil.

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Publicado

01-11-2024

Como Citar

PAZ, F. S. da; USTRA, S. R. V. Quem são os alunos da Licenciatura em Educação do Campo/Ciências da Natureza da Universidade Federal do Piauí?. Revista de Educação Popular, Uberlândia, n. Edição Especial, p. 263–280, 2024. DOI: 10.14393/REP-2024-74259. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/74259. Acesso em: 22 dez. 2024.