Escola no campo como precursora educacional
a historicidade da educação de Moreira Sales/PR
DOI:
https://doi.org/10.14393/REP-2024-74243Palavras-chave:
Educação Rural, Educação do Campo, Ensino, Comunidade localResumo
No presente artigo, propomos discussões referentes à historicidade da educação escolar na zona rural de Moreira Sales/PR. Tal produção é recorte de uma dissertação de mestrado, concluída em 2023, e a análise dela foi pautada na investigação histórica do conceito de escolas localizadas na zona rural, na qual discutimos sobre as possíveis diferenciações terminológicas entre “rural” e “do campo”. Como metodologia, utilizamos a pesquisa bibliográfica, a partir de estudos envoltos à Educação do Campo e discussões das Políticas Públicas por meio de programas que estão relacionados à essa modalidade de ensino. Ressaltamos que uma escola localizada na zona rural é relevante para a a regionalidade, seja com perspectiva “rural” ou “do campo”, mesmo que a consciência de classe, luta e permanência no campo só seja trabalhada em escolas que aderem a uma Educação do Campo.
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