Escola no campo como precursora educacional

a historicidade da educação de Moreira Sales/PR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2024-74243

Palavras-chave:

Educação Rural, Educação do Campo, Ensino, Comunidade local

Resumo

No presente artigo, propomos discussões referentes à historicidade da educação escolar na zona rural de Moreira Sales/PR. Tal produção é recorte de uma dissertação de mestrado, concluída em 2023, e a análise dela foi pautada na investigação histórica do conceito de escolas localizadas na zona rural, na qual discutimos sobre as possíveis diferenciações terminológicas entre “rural” e “do campo”. Como metodologia, utilizamos a pesquisa bibliográfica, a partir de estudos envoltos à Educação do Campo e discussões das Políticas Públicas por meio de programas que estão relacionados à essa modalidade de ensino. Ressaltamos que uma escola localizada na zona rural é relevante para a a regionalidade, seja com perspectiva “rural” ou “do campo”, mesmo que a consciência de classe, luta e permanência no campo só seja trabalhada em escolas que aderem a uma Educação do Campo.

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Biografia do Autor

Raquel Marina Lôbo Barreto, Universidade Estadual do Paraná

Mestranda em Sociedade e Desenvolvimento na Universidade Estadual do Paraná, Brasil.

Fred Maciel, Universidade Estadual do Paraná

Doutor em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, São Paulo, Brasil; professor na Universidade Estadual do Paraná, Brasil.

Fabiane Freire França, Universidade Estadual de Maringá

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Maringá, Paraná, Brasil; professora na Universidade Estadual de Maringá, Paraná, Brasil.

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Publicado

01-11-2024

Como Citar

BARRETO, R. M. L.; MACIEL, F.; FRANÇA, F. F. Escola no campo como precursora educacional: a historicidade da educação de Moreira Sales/PR. Revista de Educação Popular, Uberlândia, n. Edição Especial, p. 482–500, 2024. DOI: 10.14393/REP-2024-74243. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/74243. Acesso em: 8 nov. 2024.