Educação do campo e agroecologia

uma análise à luz da estrutura curricular da Escola-Família Agrícola Veredinha

Autores

  • José Fernando Vieira de Faria Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
  • Helder de Moraes Pinto Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
  • Daniel Calbino Universidade Federal de São João Del-Rei https://orcid.org/0000-0001-8260-6126

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2025-74030

Palavras-chave:

Escola Família Agrícola, Educação do campo, Currículo, Agroecologia

Resumo

A Escola Família Agrícola (EFA), delineada pela pedagogia da alternância, oferece educação do campo e organiza diferentemente o tempo-espaço da escolarização, com práticas pedagógicas peculiares na perspectiva da resistência às lógicas capitalistas de degradação socioambiental; entre elas, os exercícios de agroecologia ambicionam ressignificar o sentido das dinâmicas de produção da vida no meio rural. É nesse contexto que se construiu a questão orientadora deste trabalho: “como a EFA Veredinha, no Semiárido mineiro, escolariza os conceitos de agroecologia no curso de Agropecuária?” Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa qualitativa, bibliográfica e documental, escrutinando o “currículo”. Entende-se que o currículo se materializa, entre outras formas, em documentos institucionais que prescrevem, distribuem e hierarquizam conteúdos, conceitos e teorias a serem didatizadas; é o caso do Projeto Político Pedagógico (PPP), que projeta conteúdos nos egressos, pessoas, então, dotadas de certa formação teórico-prática. O PPP é um documento regulatório que se constitui num material que não é confeccionado a partir de uma escrita analítica, assim, seu teor funciona como “fonte primária” para a coleta de dados a serem estudados. Os resultados indicam que a agroecologia se consolida na EFA como estratégia de fortalecimento do ideal de escolarização contextualizada na cultura popular e no modo de viver camponês.

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Biografia do Autor

  • José Fernando Vieira de Faria, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

    Mestrado em Educação pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Minas Gerais, Brasil; técnico-administrativo em Educação do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais, Brasil.

  • Helder de Moraes Pinto, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

    Doutor em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil; professor nas licenciaturas e do Programa de Mestrado em Educação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Minas Gerais, Brasil.

  • Daniel Calbino, Universidade Federal de São João Del-Rei

    Doutor em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil; estágio pós-doutoral pela Universidade Federal de Lavras, Minas Gerais, Brasil; professor adjunto da Universidade Federal de São João Del-Rei, Minas Gerais, Brasil; e professor do Programa de Mestrado em Educação da Universidade Federal dos Vales Jequitinhonha e Mucuri, Minas Gerais, Brasil.

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Publicado

01-04-2025

Como Citar

FARIA, José Fernando Vieira de; PINTO, Helder de Moraes; CALBINO, Daniel. Educação do campo e agroecologia: uma análise à luz da estrutura curricular da Escola-Família Agrícola Veredinha. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 24, n. 1, p. 228–247, 2025. DOI: 10.14393/REP-2025-74030. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/74030. Acesso em: 18 abr. 2025.