Educação do campo e agroecologia
uma análise à luz da estrutura curricular da Escola-Família Agrícola Veredinha
DOI:
https://doi.org/10.14393/REP-2025-74030Palavras-chave:
Escola Família Agrícola, Educação do campo, Currículo, AgroecologiaResumo
A Escola Família Agrícola (EFA), delineada pela pedagogia da alternância, oferece educação do campo e organiza diferentemente o tempo-espaço da escolarização, com práticas pedagógicas peculiares na perspectiva da resistência às lógicas capitalistas de degradação socioambiental; entre elas, os exercícios de agroecologia ambicionam ressignificar o sentido das dinâmicas de produção da vida no meio rural. É nesse contexto que se construiu a questão orientadora deste trabalho: “como a EFA Veredinha, no Semiárido mineiro, escolariza os conceitos de agroecologia no curso de Agropecuária?” Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa qualitativa, bibliográfica e documental, escrutinando o “currículo”. Entende-se que o currículo se materializa, entre outras formas, em documentos institucionais que prescrevem, distribuem e hierarquizam conteúdos, conceitos e teorias a serem didatizadas; é o caso do Projeto Político Pedagógico (PPP), que projeta conteúdos nos egressos, pessoas, então, dotadas de certa formação teórico-prática. O PPP é um documento regulatório que se constitui num material que não é confeccionado a partir de uma escrita analítica, assim, seu teor funciona como “fonte primária” para a coleta de dados a serem estudados. Os resultados indicam que a agroecologia se consolida na EFA como estratégia de fortalecimento do ideal de escolarização contextualizada na cultura popular e no modo de viver camponês.
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