Educação intercultural e práticas decoloniais na perspectiva da educação do campo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2025-74006

Palavras-chave:

Educação do Campo, Decolonialidade, Interculturalidade, Educação Popular

Resumo

Este estudo visa a destacar a importância da educação intercultural e das práticas decoloniais na perspectiva da Educação do Campo. A metodologia usada baseia-se em uma revisão bibliográfica, ancorada em uma abordagem qualitativa. A fundamentação teórica pauta-se principalmente na literatura freireana e em artigos acadêmicos acerca do tema. Os resultados indicam que a Educação Popular, e a educação do campo são essenciais para uma educação contextualizada e emancipadora nas áreas rurais. Além disso, evidenciam que a interculturalidade e as práticas decoloniais são abordagens essenciais para promover o diálogo entre diferentes culturas e questionar as estruturas de poder na educação. Conclui-se que, apesar dos desafios enfrentados, como resistência institucional e falta de formação docente, a interculturalidade e as práticas decoloniais representam uma oportunidade única para reconfigurar a educação, tornando-a mais inclusiva e significativa para as comunidades rurais, contribuindo para uma educação justa, igualitária e comprometida com o bem-estar coletivo.

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Biografia do Autor

  • Nairana Becker Vergutz, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

    Mestranda em Educação nas Ciências na Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Brasil; professora da rede municipal de ensino de Três de Maio, Rio Grande do Sul, Brasil.

  • Anelise de Oliveira Rodrigues, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

    Doutoranda em Educação nas Ciências na Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Brasil; período sanduíche no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal; bolsista Capes; bolsista da CAPES; professora da rede municipal de ensino de Santa Rosa, Rio Grande do Sul, Brasil membro do Grupo de Estudos Práxis;  e integrante da Rede Latino-Americana de Diálogos Decoloniais e Interculturais (REDYALA).

  • Milena Thaís Röhsler, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

    Mestranda em Educação nas Ciências na Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Brasil; auxiliar de ensino na rede municipal de educação de Crissiumal, Rio Grande do Sul, Brasil.

  • Sidinei Pithan da Silva, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

    Doutor em Educação pela Universidade Federal do Paraná, Brasil; professor na Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Brasil; membro efetivo do Núcleo Docente Estruturante do Curso de História.

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Publicado

01-04-2025

Como Citar

VERGUTZ, Nairana Becker; RODRIGUES, Anelise de Oliveira; RÖHSLER, Milena Thaís; SILVA, Sidinei Pithan da. Educação intercultural e práticas decoloniais na perspectiva da educação do campo. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 24, n. 1, p. 310–330, 2025. DOI: 10.14393/REP-2025-74006. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/74006. Acesso em: 18 abr. 2025.