Educação em saúde
intervenções em escolas da zona rural em municípios do Rio Grande do Sul
DOI:
https://doi.org/10.14393/REP-2025-73990Palavras-chave:
Educação em saúde, Escolas, Zona ruralResumo
Este artigo objetivou relatar intervenções de educação em saúde desenvolvidas em escolas da zona rural de municípios do Rio Grande do Sul, por meio de um relato de experiência que envolveu alunos, pais/responsáveis, professores, profissionais da saúde, Secretário Municipal de Saúde e de Educação de três municípios rurais. A pesquisa é do tipo pesquisa-ação e está descrita neste artigo conforme as quatro fases. Iniciou pela coleta de dados por meio de questionário e entrevista, em seguida, aconteceu a segunda fase com o planejamento das intervenções educativas, e em cada escola foi abordado o assunto do seu diagnóstico situacional. Na terceira etapa ocorreram duas intervenções educativas sobre prevenção de drogas e uma sobre a importância da alimentação saudável, que foram realizadas no espaço escolar. E, na quarta etapa, foi aplicado o instrumento de avaliação como fechamento da pesquisa-ação. Concluiu-se que intervenções educativas realizadas no espaço escolar são de suma importância para a qualidade de vida da população, além de estimular o trabalho coletivo. Por se tratar da população rural, percebeu-se que os temas abordados foram abordados conforme suas particularidades, já que as intervenções vieram a acrescentar na qualidade e hábitos de vida, priorizando a promoção da saúde nesse meio.
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