“No dia em que eu nasci”

trajetória de vida de Santino Cirandeiro como método de educação popular

Autores

  • Eduardo Januário Universidade de São Paulo
  • Cristiane Correia Dias Universidade de São Paulo https://orcid.org/0000-0003-1036-2104
  • Kárin Úrsula Albuquerque e Silva Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2025-73518

Palavras-chave:

Educação Popular, Cultura Popular, Ciranda, Pesquisa etnográfica, Memória

Resumo

O princípio de ensinar a partir da arte e do conhecimento popular é garantido pela Constituição de 1988 no artigo 206, inciso II, e na LDB, no artigo 3º, inciso II. Com a inclusão desses dispositivos na legislação, houve uma valorização da experiência extraescolar e foram ampliadas as possibilidades de leitura da realidade que poderiam contribuir na formação do ensino público. Assim, com base na ideia de escrevivência, de Conceição Evaristo, unida à base educativa de Roberto da Silva que enfatiza a trajetória de vida, enuncia-se a Ciranda como um gênero literário musical que emana representações históricas e sociais a partir da corporeidade, presente nas manifestações da cultura popular sertaneja e nordestina. Deste modo, pretende-se dissertar a respeito do legado cultural e educativo das Cirandas de Santino Cirandeiro, a fim de resgatar, legitimar e preservar a identidade e sua autoria com pretensa valorização da música popular pernambucana, como princípio da educação popular e de outras possíveis formas de relação com o conhecimento e aprendizagem na educação escolar. “No dia em que eu nasci” refere-se a um dos álbuns de Santino Cirandeiro que será a base documental dessa análise, junto aos seus manuscritos e fonogramas.

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Biografia do Autor

  • Eduardo Januário, Universidade de São Paulo

    Doutor em História Econômica pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, Brasil; estágio pós-doutoral na mesma instituição; professor da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, Brasil; pesquisador do Laboratório de Economia Política e História Econômica (LEPHE-USP) e do Grupo Fateliku (USP).

     

  • Cristiane Correia Dias, Universidade de São Paulo

    Doutoranda em Humanidades, Direito e Outras Legitimidades na Universidade de São Paulo, Brasil; membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Educação e Afroperspectivas (USP) e do Centro de Estudos em Migrações Internacionais (CEMI-Unicamp); arte educadora; ativista da cultura hip-hop; diretora técnica de projetos e normas desportivas da Federação Paulista de Breaking e da Confederação Brasileira de Breaking.

  • Kárin Úrsula Albuquerque e Silva, Universidade Federal de Pernambuco

    Doutoranda em Ciência da Informação na Universidade Federal de Pernambuco, Brasil; professora; ativista cultural, gestora cultural e secretária da Associação Coletivos de Cirandas de Pernambuco. 

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Publicado

01-04-2025

Como Citar

JANUÁRIO, Eduardo; DIAS, Cristiane Correia; ALBUQUERQUE E SILVA, Kárin Úrsula. “No dia em que eu nasci”: trajetória de vida de Santino Cirandeiro como método de educação popular. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 24, n. 1, p. 186–206, 2025. DOI: 10.14393/REP-2025-73518. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/73518. Acesso em: 14 abr. 2025.