Feminização docente
análise do perfil político-pedagógico de professoras da educação do campo do território de identidade litoral sul do estado da Bahia
DOI:
https://doi.org/10.14393/REP-2024-73410Palavras-chave:
Docência, Educação do campo, Feminização, GêneroResumo
O perfil da docência do campo é uma lacuna dentro do Censo Educacional, requerendo pesquisas em torno da ausência de dados. Deste modo, este artigo tem como objetivo descrever e analisar, à luz do estudo da categoria feminização docente, o perfil político-pedagógico de professoras da educação do campo do território de identidade litoral sul na Bahia. As informações foram coletadas no âmbito da execução do Programa FormaCampo, em 2021. Assim, constatamos que a docência na educação do campo é feminizada e exercida majoritariamente por mulheres pretas e pardas, na faixa etária de 18 a mais de 55 anos. Concluímos que as mulheres/professoras são provedoras da família, e principais responsáveis pelo trabalho doméstico, acumulando trabalho reprodutivo com trabalho produtivo.
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