Saberes e fazeres matemáticos utilizados por pedreiros no município de Amapá/AP

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2024-73035

Palavras-chave:

Etnomatemática, Conhecimentos tradicionais, Pedreiros, Amapá-AP

Resumo

O presente artigo tem por objetivo discutir acerca dos saberes e fazeres matemáticos realizados por pedreiros do município de Amapá, no estado do Amapá, com vistas a reforçar que a matemática aplicada tem uma grande eficácia na construção do conhecimento empírico. O trabalho objetiva ainda descrever como esses saberes e fazeres matemáticos são transmitidos e repassados por essas famílias. A pesquisa tem caráter qualitativo, exploratório e descritivo. Para tanto, foi realizada observação direta por meio de visita in loco em obras realizadas no município. Os dados da pesquisa foram obtidos a partir de conversas informais com um pequeno grupo de oito pedreiros, cujos recortes de inclusão e exclusão foram os pedreiros mais antigos do município e que atuam na área há mais tempo. Os resultados apontam para um rico conjunto de conhecimentos matemáticos (empíricos e tradicionais) que vêm sendo adquiridos e transmitidos ao longo dos anos. Além disso, os dados levam à reflexão quanto à prática pedagógica do ensino e da aprendizagem da matemática, assim como quanto à importância do estudo da cultura e a aplicabilidade desta em sala de aula como forma de valorizar e manter as tradições locais e os conhecimentos matemáticos.

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Biografia do Autor

Elivaldo Serrão Custódio, Universidade do Estado do Amapá

Doutor em Teologia pelas Faculdades EST, São Leopoldo, Rio Grande do Sul, Brasil; estágio pós-doutoral em Educação na Universidade Federal do Amapá, Brasil; professor adjunto na Universidade do Estado do Amapá, Brasil; líder e fundador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Etnomatemática, Cultura e Relações Étnico-raciais (GEPECRER/CNPq).

Paumiere Castro Moreira, Universidade do Estado do Amapá

Graduado em Matemática pela Universidade do Estado do Amapá, Brasil; membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Etnomatemática, Cultura e Relações Étnico-raciais (GEPECRER/CNPq).

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Publicado

14-08-2024

Como Citar

CUSTÓDIO, E. S.; MOREIRA, P. C. Saberes e fazeres matemáticos utilizados por pedreiros no município de Amapá/AP. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 23, n. 2, 2024. DOI: 10.14393/REP-2024-73035. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/73035. Acesso em: 25 ago. 2024.

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