Relato de experiência do Círculo de Cultura com mulheres vítimas de violência

estratégia de cuidado na perspectiva da Educação Popular em Saúde

Autores

  • Bárbara Cardoso Miranda Universidade Estadual de Campinas
  • Erotildes Maria Leal Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Rosana Teresa Onocko Campos Universidade Estadual de Campinas https://orcid.org/0000-0003-0469-5447

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2024-71700

Palavras-chave:

Violência, Educação Popular, Mulheres, Círculo de Cultura

Resumo

O objetivo deste artigo foi apresentar a experiência dos Círculos de Cultura (CC) com mulheres expostas à violência, no período de junho a dezembro de 2021, em Campinas, como estratégia de cuidado na perspectiva da Educação Popular em Saúde. Como método, foram realizados dois ciclos de CC compostos por oito encontros com mulheres maiores de 18 anos expostas à violência, residentes no distrito norte do município. Os temas geradores iniciais explicitam a violência em suas diferentes formas e se constituem também como arcabouços da experiência das participantes. São tais temas: filhos, trabalho, futuro, raça, sistema judiciário brasileiro, saúde da mulher e confiança. A presença do Estado nos territórios vulneráveis se mostrou ineficiente, com serviços públicos ineficientes, frequentemente agente de diferentes formas de violência e perpetuadora da desigualdade social. Essa ineficiência se manifestou na narrativa por parte das mulheres participantes do estudo, que interpretavam o sofrimento ligado à violência como efeito de responsabilidade individual de cada uma delas. O círculo de cultura se mostrou como potencial ferramenta para o empoderamento das participantes, a partir do compartilhamento democrático de saberes e experiências acerca da violência, se tornando um espaço emancipador de contínuo aprendizado, liberdade, resistência e construções afetivas.

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Biografia do Autor

Bárbara Cardoso Miranda, Universidade Estadual de Campinas

Mestra em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Campinas, São Paulo, Brasil; coordenadora da Atenção Primária à Saúde na Prefeitura Municipal de Amparo, São Paulo, Brasil; membro do Grupo de Pesquisa Interfaces. 

Erotildes Maria Leal, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutora em Psiquiatria e Saúde Mental pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil; estágio pós-doutoral na Universidade de Toronto, Canadá; professora da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil.

Rosana Teresa Onocko Campos, Universidade Estadual de Campinas

Doutora em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Campinas, São Paulo, Brasil; professora na Universidade Estadual de Campinas, São Paulo, Brasil; presidente da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO).

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Publicado

14-08-2024

Como Citar

MIRANDA, B. C.; LEAL, E. M.; CAMPOS, R. T. O. Relato de experiência do Círculo de Cultura com mulheres vítimas de violência: estratégia de cuidado na perspectiva da Educação Popular em Saúde. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 23, n. 2, p. 283–297, 2024. DOI: 10.14393/REP-2024-71700. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/71700. Acesso em: 21 nov. 2024.