Aliviando o aperto no peito

construção de cartilha sobre a mamografia de rastreamento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2024-71671

Palavras-chave:

Tecnologia educacional, Educação em saúde, Saúde da mulher, Programas de rastreamento, Mamografia

Resumo

Este estudo relata a elaboração de uma tecnologia educativa, no formato de cartilha, para dar orientações acerca da mamografia de rastreamento em uma maternidade escola. Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, sobre a construção de uma cartilha educativa com orientações acerca da mamografia de rastreio. A elaboração ocorreu em três momentos: identificação das dúvidas com as usuárias sobre o tema; elaboração das perguntas norteadoras e respostas acerca da mamografia de rastreamento; e elaboração da identidade gráfica. A escolha para essa forma de comunicação ocorreu pelo potencial de disseminar informações e compartilhar saberes criativos e transformadores. A elaboração desta tecnologia configura um avanço nas atividades de educação popular em saúde, uma vez que ela representa uma ferramenta com abordagem participativa, por dialogar com as principais fragilidades apontadas pelas usuárias em função das vivências e dos saberes pessoais delas no trajeto percorrido para a realização da mamografia de rastreamento.

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Biografia do Autor

Alan de Castro Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Mestre em Práticas de Saúde e Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Brasil; tecnólogo em Radiologia na Maternidade Escola Januário Cicco, Universidade Federal do Rio Grande do Norte e técnico em Radiologia na Prefeitura Municipal de Natal, Rio Grande do Norte, Brasil.

Marta Maria Pinheiro, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Mestra em Saúde e Sociedade pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Brasil; enfermeira na mesma instituição.

Lygia Maria de Figueiredo Melo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutora em Saúde Coletiva pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Brasil; professora da Escola de Saúde nessa instituição; integrante do Comitê Gestor da Rede de Pesquisa em Atenção Primária à Saúde da Abrasco.

Chyrly Elidiane de Moura, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Mestra em Práticas de Saúde e Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Brasil; enfermeira sanitarista na Secretaria de Estado de Saúde Pública do Rio Grande do Norte, Brasil.

Severino Domingos da Silva Junior, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Doutor em Administração pela Fundação Getúlio Vargas, São Paulo, Brasil; professor visitante no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Brasil.

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Publicado

14-08-2024

Como Citar

SILVA, A. de C.; PINHEIRO, M. M.; MELO, L. M. de F.; MOURA, C. E. de; SILVA JUNIOR, S. D. da. Aliviando o aperto no peito: construção de cartilha sobre a mamografia de rastreamento. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 23, n. 2, p. 269–282, 2024. DOI: 10.14393/REP-2024-71671. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/71671. Acesso em: 24 nov. 2024.