Retratos camponeses a partir da história oral
narrativas de trabalho, educação e religiosidade
DOI:
https://doi.org/10.14393/REP-2024-71162Palavras-chave:
Educação rural, Educação do campo, Religiosidade, História oralResumo
O objetivo deste trabalho foi compreender, por meio da história oral temática, as trajetórias escolares e não escolares entre o trabalho, a educação e religiosidade da nossa interlocutora, Vó Paulina. O estudo possui caráter qualitativo, embasado pela história oral e análise descritiva. Como suporte teórico, realizamos diálogos com Marin (2018), Stropasolas (2006), Salles (2005), Camargo, Scorsolini-Comin, Santos (2018), entre outros, que nos ajudaram a ter uma melhor compreensão do campo temático. Identificando o contexto em que Vó Paulina estava inserida e todos os seus vieses, percebemos o atravessamento da perspectiva da educação rural. Destacamos que a nossa colaboradora viveu um modelo de educação pautado no trabalho, no qual foi inserida ainda na infância, precisando, desde cedo, de saber lidar com a terra, inicialmente trabalhando na lavoura e, posteriormente, em sua fase adulta, dividindo-se entre o campo de lavoura e o trabalho com o dom, por meio da religiosidade. É importante salientar que estudos dessa natureza vão atestar que precisamos avançar muito na construção de outras perspectivas sobre infância para que histórias como a de Vó Paulina estejam apenas transcritas em narrativas realizadas nas pesquisas de suas netas, que hoje ocupam as universidades públicas do Brasil.
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