Retratos camponeses a partir da história oral

narrativas de trabalho, educação e religiosidade

Autores

  • Thalia Lopes Pena Santos Prefeitura Municipal de Ubaíra
  • Luana Patricia Costa Silva Universidade Federal do Recôncavo da Bahia https://orcid.org/0000-0002-7949-0975
  • Gildivan Francisco das Neves Universidade Federal da Paraiba

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2024-71162

Palavras-chave:

Educação rural, Educação do campo, Religiosidade, História oral

Resumo

O objetivo deste trabalho foi compreender, por meio da história oral temática, as trajetórias escolares e não escolares entre o trabalho, a educação e religiosidade da nossa interlocutora, Vó Paulina. O estudo possui caráter qualitativo, embasado pela história oral e análise descritiva. Como suporte teórico, realizamos diálogos com Marin (2018), Stropasolas (2006), Salles (2005), Camargo, Scorsolini-Comin, Santos (2018), entre outros, que nos ajudaram a ter uma melhor compreensão do campo temático. Identificando o contexto em que Vó Paulina estava inserida e todos os seus vieses, percebemos o atravessamento da perspectiva da educação rural. Destacamos que a nossa colaboradora viveu um modelo de educação pautado no trabalho, no qual foi inserida ainda na infância, precisando, desde cedo, de saber lidar com a terra, inicialmente trabalhando na lavoura e, posteriormente, em sua fase adulta, dividindo-se entre o campo de lavoura e o trabalho com o dom, por meio da religiosidade. É importante salientar que estudos dessa natureza vão atestar que precisamos avançar muito na construção de outras perspectivas sobre infância para que histórias como a de Vó Paulina estejam apenas transcritas em narrativas realizadas nas pesquisas de suas netas, que hoje ocupam as universidades públicas do Brasil.

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Biografia do Autor

  • Thalia Lopes Pena Santos, Prefeitura Municipal de Ubaíra

    Especialista em Psicopedagogia Clínica, Institucional e Empresarial pela Rhema NeuroEducação, Paraná, Brasil; professora de Atendimento Educacional Especializado na Prefeitura Municipal de Ubaíra, Bahia, Brasil. 

  • Luana Patricia Costa Silva, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

    Doutora em Educação pela Universidade Federal da Paraíba, Brasil; professora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Brasil; pesquisadora do Núcleo Carolina Maria de Jesus: Estudo, Pesquisa e Extensão em Educação Popular, Agroecologia e Alfabetização da Classe Trabalhadora; coordenadora do Grupo de Estudo, Pesquisa e Extensão em Educação Popular e Agroecologia (CFP/UFRB). 

  • Gildivan Francisco das Neves, Universidade Federal da Paraiba

    Doutor em Educação pela Universidade Federal da Paraíba, Brasil; professor substituto vinculado ao Departamento de História no Centro de Educação da Universidade Estadual da Paraíba, Campus I, Brasil.

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Publicado

14-08-2024

Como Citar

SANTOS, Thalia Lopes Pena; SILVA, Luana Patricia Costa; NEVES, Gildivan Francisco das. Retratos camponeses a partir da história oral: narrativas de trabalho, educação e religiosidade. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 23, n. 2, p. 101–121, 2024. DOI: 10.14393/REP-2024-71162. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/71162. Acesso em: 1 maio. 2025.