A sistematização de experiências e sua dimensão histórica na educação popular

entrevista com Elza Maria Fonseca Falkembach

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2023-71058

Palavras-chave:

Educação popular, Sistematização de Experiências, Pesquisa acadêmica

Resumo

Esta entrevista oportuniza conhecer a trajetória de Elza Maria Fonseca Falkembach pelos caminhos da Educação Popular e, mais detidamente, da Sistematização de Experiências, de modo a apresentar os desafios inerentes, os princípios fundamentais e como se situa em relação ao campo da Educação Popular, sobretudo nas dimensões ética, política e epistemológica. Aborda a questão da produção de subjetividades (no sentido singular e coletivo), que é muito presente na Sistematização de Experiências, e a remete à decolonialidade. E finaliza com a reflexão em torno da identificação da sistematização como um processo aprofundado de avaliação sobre uma determinada experiência, o que contribui, também, para pensarmos na relação entre a Sistematização de Experiências e a pesquisa acadêmica nas universidades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sandro de Castro Pitano, Universidade Federal de Pelotas

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil, estágio pós-doutoral na Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Rio Grande do Sul, Brasil; professor associado da Universidade Federal de Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil; coordenador do Centro Latino-Americano de Estudos e Pesquisa em Educação (CELAPED); líder do Grupo de Pesquisa Educação e Pesquisa na América Latina: convergências teóricas e metodológicas.

Janine Moreira, Universidade do Extremo Sul Catarinense

Doutora em Educação pela Universidade de Córdoba, Espanha; estágio pós-doutoral na Universidade de Murcia,  Espanha; professora da Universidade do Extremo Sul Catarinense, Santa Catarina, Brasil; líder do Grupo de Pesquisa Descolonização, Educação e Processos Subjetivos. 

Referências

não se aplica

Downloads

Publicado

18-10-2023

Como Citar

PITANO, S. de C.; MOREIRA, J. A sistematização de experiências e sua dimensão histórica na educação popular: entrevista com Elza Maria Fonseca Falkembach. Revista de Educação Popular, Uberlândia, n. Edição Especial, p. 390–404, 2023. DOI: 10.14393/REP-2023-71058. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/71058. Acesso em: 22 jul. 2024.